ONLINE
7




Partilhe este Site...

DFF 

GDF 

sr               

d

S

S

S

ACITEL

F

val

 DRTE 

D

 

HYJT

 MDA 

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

ASS 

S

 


Educação no Trânsito é foco do Infantil em TB
Educação no Trânsito é foco do Infantil em TB

“Gira Roda, Gira Mundo” será apresentado na Casa da Cultura na quarta (25)

 

Fonte: PMTB

te

A Casa da Cultura de Telêmaco Borba vai receber, na quarta-feira (25), o musical infantil "Gira Roda, Gira Mundo". O espetáculo gratuito será apresentado para alunos das escolas públicas às 9 horas e às 14 horas.

As apresentações fazem parte do programa de "Educação no Trânsito" da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Telêmaco Borba e conta com o apoio da Lei BEPE do Município de Ponta Grossa através da Fundação Municipal de Cultura, que incentiva as empresas da cidade a investirem em projetos culturais via "Lei Rouanet", oferecendo descontos no ISS ou IPTU.

Além de Telêmaco Borba o espetáculo circulará por mais dez cidades da região numa programação de formação de platéia e difusão da arte teatral e já foi apresentado em Ponta Grossa e Palmeira desde a sua estreia em 26 de maio.

O espetáculo e de autoria de Cirillo Barbisan e uma co-produção do Grupo Ação Teatro e da Cia. Thespys Theatro.

Espetáculo

"Gira Roda, Gira Mundo" é um espetáculo musical infantil, focado na educação no trânsito e nas relações de amizade. Num fim de tarde um grupo de crianças volta da escola onde tiveram aulas sobre comportamento seguro no trânsito e decidem brincar no quintal de casa. No desenrolar da brincadeira repassam as situações aprendidas na escola, desenvolvendo cenas sobre a invenção da roda e os meios de transporte e a necessidade de ordenar o tráfego de pessoas e veículos. Com muita brincadeira o espetáculo aborda os vários tipos de sinalização, o comportamento seguro do pedestre, do passageiro e do ciclista. Tratam também de outros temas como qualidade de vida, cidadania, relações com o patrimônio público, relações de pertencimento, compartilhando conhecimento e experiências.

A peça conta com cenário, figurinos coloridos e versáteis e objetos de cena que enriquecem a narrativa. A trilha sonora é dinâmica, emoldura o espetáculo e dá asas a imaginação.

Elenco: Marcos Leandro da Cruz, Flávio Fanucchi, Robert Salgueiro, Mariana Marzola e Juliana Pereira

Educação no Trânsito

O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo. Apesar da legislação moderna e melhores instrumentos de fiscalização, o aumento do número de veículos em circulação, pedestres desatentos e motoristas imprudentes formam uma combinação perigosa que tem contribuído para aumentar os índices de acidentes e atropelamentos com vítimas fatais.

A Prefeitura de Telêmaco Borba tem investido em ações educativas para variados públicos com o objetivo de tornar o trânsito da cidade mais seguro e fluído. Estas apresentações teatrais fazem parte do seu programa de educação com ênfase na cidadania no trânsito voltado para a formação do pedestre, do passageiro, do ciclista e do futuro motorista.

Sob o ponto de vista cultural, o público que se pretende atingir tem muito pouca oportunidade de assistir a uma peça teatral. São poucas as companhias que oferecem apresentações às escolas públicas. Com essa programação o projeto levará gratuitamente um espetáculo a estes estudantes, (muitos pela primeira vez assistirão a uma peça teatral), com um conteúdo importante, que complementará a prática de ensino nessas escolas.