ONLINE
21




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


NRE/TB prepara retomada às aulas de quase 13 mil
NRE/TB prepara retomada às aulas de quase 13 mil

Fim da paralisação foca o cumprimento das 800 horas/aulas aos estudantes

we

09-06-2015 às 18:34:15) Após duas paralisações de professores da rede estadual, o Núcleo Regional de Ensino de Telêmaco faz uma força tarefa para que as aulas possam ser retomadas até mesmo amanhã em algumas das 50 escolas de sua abrangência – número esse exceto as Apaes. São cerca de 13 mil alunos. A indicação da professora Tânia Mara Moreira Guerreiro, que responde momentaneamente pelo NRE devido a compromissos externos da chefe titular Sueli Martins, é de que os pais liguem às escolas para saber ao certo o dia do retorno das aulas de seus filhos, porque fica a cada direção essa decisão em virtude das reuniões com os professores para se replanejar a volta. Tânia, visivelmente satisfeita com a notícia do fim da paralisação, afirmou: “Temos que garantir aos nossos alunos a reformulação do calendário escolar para o cumprimento dos 200 dias letivos ou 800 horas/aulas anuais a que eles têm direito”.

Quanto à postura da equipe do NRE local, que soube respeitar a decisão daqueles que se manifestaram - algo que foi elogiado por vários docentes e elencado no site Oberekando, explicou ela: “Tentamos respeitar o ponto de vista de cada um, tanto quem aderiu ou não (à greve), orientando a quem necessitava e tentando ser o mais democrático possível.” Tânia pede que professores e funcionários, e especialmente às famílias, se esforcem no auxílio aos alunos, porque esse ano será atípico quanto ao calendário. Aliviada com a notícia, ela concluiu, feliz: “Lugar de aluno é dentro da escola!”.

COORRDENAÇÃO PEDAGÓGICA COM MUITO TRABALHO

Noemi  Guedin de Almeida, coordenadora pedagógica do NRE, pede aos alunos que tenham um comprometimento maior com os estudos. Lembrou que talvez esse momento de pausa possa ter resultado num repensar do papel da escola para a sociedade como um todo. Assim como Tânia, ela reforçou o auxílio dos pais no estudo dos filhos. Ao lembrar especialmente dos alunos dos terceiros anos, que deverão enfrentar vestibulares ou concursos, pede que eles não fiquem somente no conteúdo visto nas escolas, mas sim, entendam que nessa instituição se dá o encaminhamento inicial das disciplinas, mas que seu aprofundamento depende do esforço de cada aluno. Ela assim finalizou, rememorando Paulo Freire: “A Educação sozinha não transforma o mundo, mas sem essa Educação a transformação não ocorre!”.

 

Leia Também:

ESTA É A MINHA OPINIÃO