ONLINE
7




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


1ª DANÇA TB: SINTHIA E GUILHERME NO OBEREKANDO
1ª DANÇA TB: SINTHIA E GUILHERME NO OBEREKANDO

A Casa da Cultura totalmente tomada, as lindas performances e o comportamento exemplar do público foram comentados

s

2017-05-31 às 01:21:20) Os entrevistados na tarde de terça-feira do Site Oberekando foram os grandes responsáveis, mas que ficaram calados, estupefatos de emoção e lagrimas atrás das cortinas, com o que viram, seja no palco, como na plateia, no 1ª Dança Telêmaco: A professora Sinthia Bulcão e o coordenador da Escola Municipal de Música da SMCER de Telêmaco Borba, Guilherme Augusto Buss Tupich.

Na íntegra da entrevista em vídeo abaixo, a alegria sentida por parte de ambos, por ver o entusiasmo do público que proporcionou certamente a maior lotação da história do Centro Cultural Eloha Quadrado, no evento acima citado.

“Temos Ballet Clássico, Ballet Fitness, Jazz, Dança Contemporânea, e Ritmo. Hoje o leque é gigantesco, para que todo mundo tenha a possibilidade de praticar a dança”, lembrou Sinthia, que deixou evidente sua paixão pela arte que faz, tanto que iniciou seu trabalho sendo voluntária no ano passado: “Acho tão bacana ver, um descendo as escadas com violão na mão, porque tem as aulas de música com os professores Clodoaldo e Calan, e de repente você vê uma bailarina correndo, doida, com uma sapatilha de ponta... Isso é uma escola de dança. Isso é uma escola de artes: é você vê em todos os cantos da escola ‘de artes’ se fazendo artes”.

ss

Ao ser perguntado se o evento proporcionou um chamamento natural dos telêmacoborbenses à dança, lembrou dos 647 alunos. “Do Dança Telêmaco para agora houve um grande crescimento e até abertura de novas turmas. O levantamento anterior eram 420 matriculados”, informou Guilherme, que evidenciou uma particularidade desta expressão de arte, quando na comemoração do dia das Mães foi dito a elas em relação às suas filhas e filhos: “Nós queremos que as crianças venham para cá, por prazer!”.

Dentro das atividades da Escola de dança, destaque-se que os alunos irão no dia 29 de junho para Joinville. Em agosto acontecerá o I Estúdio Coreográfico da Escola de Dança da Casa da Cultura, além do espetáculo de final de ano, em dezembro.

s

O coordenador foi recentemente homenageado pela Câmara Municipal de Tibagi, onde pela Moção de Aplausos, recebeu reconhecimento pelo primeiro lugar conquistado, com seus alunos, no I Festival de Artes e Cultura do IFPR/TB.

Efusivos agradecimentos ao chefe de Cultura, Sírio de Castro Ribas Júnior (Sirinho), ao secretário municipal de Cultura, Esporte e Recreação, Carlos Roberto Ramos, o Carlão e ao prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, foram feitos por ambos, pela liberdade de trabalho e apoio irrestrito dado à Escola de Dança da Casa da Cultura.

 

GUILHERME AUGUSTO BUSS TUPICH

-Formado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná em 2005, Pós graduado em Terapia Ocupacional aplicada em Neurologia pela Unisalesiano em Lins-SP em 2007, Pós graduado em Psicologia Corporal pelo Instituto Reichiano em 2008.

-Formado em ballet clássico pelo Petit Ballet no ano 2003

- cursos de formação na Broadway Dance Center nos anos de 2011, 2013 e 2014, em Nova Iorque com professores renomados das áreas do ballet, jazz e sapateado

- coreografou ballets de repertório como Coppelia, Lá Bayadere, A Bela Adormecida, O Corsário

- dançou como solista em 2001 o ballet Le Corsaire ao lado do primeiro bailarino do American Ballet Theater - Marcelo Gomes

- ministrou cursos em diversas cidades do Paraná, Santa Catarina e interior de SP

- trabalha sob o enfoque da junção da técnica da dança com o desenvolvimento Neuro Psico motor da criança visando o desenvolvimento de suas potencialidades através de uma maior percepção das habilidades neuromusculares da criança favorecendo um maior desempenho corporal durante as atividades

- coordena, supervisiona e capacita alunos dos últimos anos de formação em ballet clássico com aulas de anatomia funcional aplicada a dança, desenvolvimento infantil, cinesiologia, fundamentos do Método Royal de Ballet de acordo com faixa etária e desenvolvimento da criança

- entre tantas outras coisas o nosso coordenador busca promover no aluno o desejo de dançar por prazer, dançar sob o enfoque de tornar leve seus dias!!!!!

 

SINTHIA BULCÃO

-Natural de Salvador (BA), Sinthia é bailarina formada e graduada em dança e pedagogia.

-Especializada em psicomotricidade, educação física escolar, manifestação e Cultura afro.

Cursos:

-Escola Zhe Lin de Formação Profissional Ltda. Curso- extensão em Metodologia e Didática da Educação Física e Artes Marciais

-Fundação cultural do Estado da Bahia Curso de Formação continuada de trabalhadores: Estudos contemporâneos sobre o corpo e a dança.

Escola Bolshoi Brasil

Curso Metadologia

UNIDANÇA Curso- Composição coreográfica para ballet

UNIDANÇA Curso- Organização e Método de Ensino de Ballet

Fundação Dom Avelar/ Santo Amaro Curso - Ballet Clássico, dança contemporânea e ballet afro

SECULT Curso - Dança contemporânea , dança clássica, dança popular

EBADS- Escola baiana de Dança de salão Curso –Dança do ventre e dança de salão

Fundação cultural do Estado da Bahia Oficina - Dança Afro (Valença)

BTCA - oficina ballet afro

FACE- Faculdade de Ciências Educacional Curso- a dança no ambiente escolar

Curso: Oficina de Ritmos no Fitness: 4° Fitness Brasil Norte-Nordeste, em Salvador-Ba

Curso: Oficina de zumba no Fitness: 4° Fitness Brasil Norte-Nordeste, em Salvador-Ba

Curso: Ginástica Postural Global: 4° Fitness Norte-Norderste, em Salvador

Escola de dança Elisangela Gomes Curso - ballet clássico método Vaganova

FACE- Faculdade de Ciências Educacionais Curso- Movimento Corporal

FACE- Faculdade de Ciências Educacionais Curso- Interpretação teatral.

UEFS Curso- ritmos para academias

UNEB Curso- Diversidade Cultural e Educação

UEFS Oficina- fiseologia do exercício.

 

RELEMBRE A COBERTURA DO OBEREKANDO, NO I DANÇA TELÊMACO. CLIQUE AQUI!

 

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO