ONLINE
5




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


IMBAÚ: IRPEN E ASSIST. SOCIAL SELAM 50 CASAMENTOS
Documento no registro civil se deu com “O Dia do Sim” 

S

2016-03-31 às 11:07:29) O prefeito de Imbaú, Cassemiro Vieira, ao lado da esposa e primeira dama, Zélia, e o presidente da Câmara Municipal Wellington Lúcio de Jesus, juntamente com a secretária de assistência Social, Claudiane Martins Aires, no centro comunitário, receberam o presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná (Irpen), Arion Toledo Cavalheiro Júnior e sua equipe para o procedimento do casamento civil, no “Dia do Sim”, para 50 casais. A oficialização do ato foi feita pelo juiz de Direito da Comarca de Telêmaco Borba, Dr. Rodrigo de Lima Mosimann, e pelo responsável da documentação, o oficial de registro civil de Imbaú, Carlos Daniel Mendes. Também prestigiou o evento, o vereador Ronaldo Aires.

s

Numa atuação em 537 município do total de 599 do Paraná, o Irpen tem seu evento culminante nas cidades com o casamento comunitário. Outras ações de cidadania são também destacadas e é, segundo Arion, uma prestação de responsabilidade social do órgão, à população. Entre essas ações, é também de grande relevância o trabalho feito junto às populações indígenas.

Da noite de ontem, Miro Vieira disse: “Vocês estão assinando o documento mais importante de suas vidas”.  Ele agradeceu o empenho do Irpen, de Carlos Daniel, e a presença do juiz de Direito.

Após lembrar o esforço da prefeitura municipal e da secretária de Assistência Social, Claudiane, ele fez menção ao cartorário de Imbaú, Carlos, que foi o primeiro a dizer sim ao projeto. Quanto ao juiz presente, Arion citou: “O senhor deu tanta importância a esse evento! O Judiciário novo é esse e o senhor está trazendo o Judiciário tão próximo da comunidade”.

A mensagem do presidente do Irpen aos noivos foi que, na verdade, esse não era o primeiro “Sim”, mas o segundo, pois o fato de ali estarem era para avalizar o ”sim” que foi dado – o primeiro quando foram morar juntos – ao se conhecerem. Quase que todos já vivem maritalmente e ainda não tinham oficializado suas uniões civis. “Meu segundo sim se deu, justamente 15 anos após, quando tive meu casamento religioso”, falou ele aos presentes.

 

ARION: UM SHOW DE MENSAGEM DE AMOR, ESPERANÇA E UNIÃO

Para ele, pode se passar anos, mas a cada dia vai ser lembrada essa data, ”pelo valor ‘valoroso’ que é!”.

S

Falando a casais como Edson Leander de Camargo Oliveira (19) e Maria Josiele Betim(17), lembrou que este segundo “Sim”, é na verdade “uma felicidade diferente, porque você pensa na felicidade do outro, e se a pessoa ao seu lado, pensa da mesma forma, é felicidade plena”.

Ele, citando a aliança, e que é feita de um metal precioso, comparou isso a preciosidade do casamento. Já, o fato de ter que, passado o tempo, a polir, também se referiu a uma necessidade normal, com o tempo, de um diálogo e de formas de um sempre repensar, positivamente, a união, a reforçando mais.

Nesta linhagem, o juiz também lembrou que se existem bilhões de pessoas no mundo, o fato de ser justamente este ou aquele, o seu esposo ou esposa, é porque Deus tem algo maior na vida de cada casal. Acostumado a ouvir casais em separações e assinar sentenças neste sentido, aconselhou que a flexibilidade é necessária ao casamento. “Fico feliz em participar de eventos em que as pessoas procuram a alegria e felicidade!”, finalizou.

S

Terminando a cerimônia, Aruin, em nome do Irpen, sorteou duas bíblias. Ele aconselhou aos demais que não a tem, que a adquiram, “pois ajudará muito na vida de vocês”!

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, ofereceu aos noivos e familiares, um apetitoso bolo e refrigerante, no centro comunitário.

 

 --

DIA 1º E ABRIL: 2 ANOS DE EXISTÊNCIA DO SITE OBEREKANDO. OBRIGADO PELO CARINHO DE SUA ATENÇÃO E COMPARTILHE NOSSAS MATÉRIAS!