ONLINE
7




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


A INDUÇÃO PELA ANÁLISE DO DISCURSO (ARTIGO)
A INDUÇÃO PELA ANÁLISE DO DISCURSO (ARTIGO)

A INDUÇÃO PELA ANÁLISE DO DISCURSO

Artigo de Edivaldo Oberek)

 vvxcvx

 

Semiótica, segundo a Wikipédia: “Ciência que estuda como o ser humano interpreta os vários elementos da linguagem utilizando seus sentidos e quais reações esses elementos provocam”.

 

18-10-2014 às 18:38:57) Quando encerrei minha Especialização na Unopar em Londrina, assim como havia feito já na graduação do curso de Jornalismo, um ano e meio antes com tema do absurdo cometido pela Revista Veja, meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi uma análise das capas dessa revista no período em que o Partido dos Trabalhadores estava pleiteando a presidência da República e de como o veículo de comunicação em voga, usou daquilo que foi um prato cheio a quem estuda a “Análise do discurso” dentro da Semiótica.

Persuasões a toda edição era o que se via. Chegaram ao ponto de publicarem 12 páginas em uma só seção de matérias, e em paginas corridas, entre o primeiro e segundo turno, com verdadeiro metralhamento, que se bem analisado, até mesmo pela Justiça Eleitoral da época, poderia dar processo à Veja e até recolhimento da edição... mas o momento não convinha!

Mas o tempo passou, o partido teve seu período de 12 anos no poder, e ao ver a capa do site G1 da Globo, relembrei meu TCC.: “Como às 16 horas e 30 minutos do dia 18 de outubro de 2014 a poderosa, em seu site, com grande visualização no território nacional, deu aquela “forcinha” para a tentativa de  reeleição de Dilma!”.

 

Ora vejamos uma “minha”, análise do discurso:

fgd

 

a)      O site aponta na parte superior que “DILMA TEM APOIO DE 16 DOS 28 QUE FORAM AO 2º TURNO NOS ESTADOS”. Na capa, local de qualquer site que mais chama a atenção, não é citado que mesmo assim, nas pesquisas do mesmo dia (ou a mais atual), Aécio está na dianteira.

 

b)      TSE PROÍBE PT DE USAR CASO DO AEROPORTO DE MINAS GERAIS EM PROPAGANDA. Aqui eles não deixaram, mesmo que citando uma vitória do PSDB junto ao TSE, de lembrar um dos temas que Dilma vem mais citando nos programas gratuitos de televisão, para atingir Aécio.

 

c)       PREFEITO GUITARRISTA – HADDAD TOCA GUITARRA NA REABERTURA DO CLUBE TIETÊ, EM SÃO PAULO. A construção do bom moço, talvez aquilo que Aécio passa, era necessário ser passado também, de que existe no PT. O prefeito em questão é a maior cidade do mundo (Wikipédia – 2014)

Nesta linhagem, até mesmo a manchete de que o “Supremo proíbe que Judiciário aumente salários de servidores” poderia ser visto como ponto positivo, e induzindo o eleitor a favor de Dilma.

Logo após o print dessa capa que aqui exponho e faço minha humilde análise, vem outra hora e meia após, onde pode até ser lida, um redimir-se de Dilma, e novamente, a Globo fazendo sua parte, pró PT, pro-manutenção de suas benesses, vindas do Governo Federal. “DILMA DIZ QUE HOUVE DESVIO NA PETROBRAS E QUER RESSARCIR PAÍS: 'Se houve [desvio], não. Houve, viu', declarou a presidente neste sábado’”.

Cabe a cada um de nós, seja por esse ou por aquele partido, por aquele ou por essa preferência política, sermos donos de nossas próprias conclusões, e não comprarmos como verdades absolutas, as “verdades nem sempre verdades, e enlatadas” que tentam nos enfiar, goela abaixo.