ONLINE
10




Partilhe esta PŠgina

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


ADADEF/TB FOCA NO CADASTRO DE DEFICIENTES
ADADEF/TB FOCA NO CADASTRO DE DEFICIENTES

Dos cerca de 8 mil existentes em Telêmaco, somente 63 vieram fazer seus cadastrados. Esforço da diretoria nesse sentido é elogiável!

 s

2016-04-06 às 22:31:00) A presidente da ADADEF/TB – Associação Telêmacoborbense de Deficientes Físicos – Adriana Belinski (40), juntamente com seu vice-presidente, James Siqueira (48), falaram ao Oberekando na tarde desta quinta-feira.

Durante a Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Telêmaco Borba, em setembro do ano passado, ela foi eleita delegada municipal para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do segmento governamental, que se deu em dezembro. Nesta ocasião, entre oito candidatos, ela foi escolhida como delegada do estado do Paraná também para Conferência Nacional, em Brasília, de 25 a 27 deste mês. Pelo segmento não governamental, estará o também telêmacoborbense, conhecido e premiado atleta Marcos Alves Camilo.

No currículo de Belinski, que é servidora municipal, a formação em Letras pela UEPG e em Direito pela FATEB.

 

DE QUASE 8 MIL PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, APENAS 63 ESTÃO CADASTRADAS NA ADADEF/TB

O principal foco da matéria foi a solicitação para que todas as pessoas deficientes, procurem a associação e faça o seu cadastro. Hoje, de quase oito mil residentes de Telêmaco, que possuem algum tipo de deficiência, apenas 63 desses estão cadastrados na ADADEF. “Quem somos? Aonde moramos? Qualquer empresa ou órgão, precisa saber da Associação... precisa saber em quantos somos!”, explanou a presidente. A incidência em citar empresas se dá, especialmente porque a forma encontrada para que sejam cadastrados todos os portadores de deficiência da cidade, é justamente que seja preenchido um currículo e enviado para o e-mail adadeftb@gmail.com. Pede-se neste caso também, que se cite qual a categoria de deficiência. Nessa hora ela reforça a necessidade de que todos se cadastrem na ADADEF TB. “Ontem nós éramos pessoas com vontade de trabalhar e hoje já somos conhecidos e estaremos levando o nome do município para Brasília. Lá vamos conhecer todos os projetos aos quais poderemos ser abrangidos”.

 

EMPREGABILIDADE: A ALEGAÇAO É QUE FALTA QUALIFICAÇÃO

O desafio para as pessoas com deficiência, naquilo que popularmente se vê na mídia, acaba sendo a falta de consciência da população que por vezes não entende que eles querem tão somente que seus direitos sejam respeitados.

O vice-presidente, que também tem a mesma função no Grebserv, lembrou, por exemplo, da reunião com a Klabin, no último dia 24, também com as demais agremiações que tratam das pessoas com deficiência, a exemplo de Surdos Mudos da Casa Paroquial e Apae, quando foi citado que será feita também a admissão de pessoa com deficiência. Perguntada à Adriana, a quantas anda o respeito das empresas de Telêmaco, na admissão dessas, ela disse que por vezes, a alegação é de que se falta a qualificação. “Somos capazes e queremos nossos direitos cumpridos”. Ela lembra que no município são cerca de 2.800 com deficiência visual, e reforça, todavia, que isso não limita as pessoas em sua capacidade de desenvolvimento, mas sim somente a determinadas atribuições. Elas só precisam ter essa possibilidade de acesso.

Quando foi, em meados de 2013, acompanhada na ocasião do prefeito municipal de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson, à Curitiba, e lá assinou a adesão ao projeto “Viver Sem Limite”, Adriana conta como início dos trabalhos da Associação. Agora é a hora de todos, que tem deficiência ou conhecem algum vizinho que assim seja, pedir que este envie seu currículo à Associação, e assim, todos as quase oito mil pessoas, sejam devidamente cadastradas e tenham, com a união, mais e mais forças para reivindicar os seus direitos.

 

CADASTRAMENTO E CONTATOS:

E-mail: adadeftb@gmail.com

Endereço da página da ADADEFTB no Facebook: CLIQUE AQUI

 

DIA 1º E ABRIL: 2 ANOS DE EXISTÊNCIA DO SITE OBEREKANDO. OBRIGADO PELO CARINHO DE SUA ATENÇÃO E COMPARTILHE NOSSAS MATÉRIAS!