ONLINE
13




Partilhe esta Página

b

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Amatuzzi ressalta serviço aeromédico na região
Amatuzzi ressalta serviço aeromédico na região

Diretor da 21º Regional de Saúde de TB destacou também outros temas

e

10-06-2015 às 20:04:15) O diretor da 21º Regional de Saúde do Estado do Paraná, sediada em Telêmaco Borba, Roberto Amatuzzi Franco, fez uma avaliação para o site Oberekando, do serviço prestado via Rede “Paraná Urgência”, mais conhecido como Atendimento aeromédico, sobretudo ao município e também às cidades da microrregião.

Como ainda não existem leitos de maior complexidade, principalmente na área de neurologia, trauma-ortopedia, e sobretudo neonatologia - áreas em que marcaram os cerca de 30 atendimentos solicitados pela 21º Regional de Saúde, esse transporte, que se possibilita num raio mínimo de deslocamento de 200 quilômetros, vem a cada dia sendo mais valorizado pela população. No entanto, são as famílias que dele necessitaram as maiores testemunhas de sua eficácia. Amatuzzi lembrou que durante a campanha eleitoral de 2010, a proposta do atendimento aeromédico foi até mesmo motivo de deboche por parte de adversários do governador do Estado.

O diretor disse que para que a medida seja de fato resolutiva, e não apenas se encerre no atendimento com as UTIS aéreas, mais ações foram feitas em Saúde, como  o aumento de leitos de UTIs no Paraná. “Aumento e melhora na qualificação em todo o serviço de Saúde, diminuindo assim o número de mortes evitáveis”. A mortalidade infantil em queda foi outro ponto também citado por ele.

Sempre que há a ativação desse atendimento, uma tríplice equipe é, em Telêmaco, de pronto acionada. O uso do aeroporto de forma imediata se torna possível também pela prestatividade da Klabin. A Secretaria Municipal de Saúde e por muitas vezes a presença no momento do translado do paciente, tanto do prefeito Luiz Carlos Gibson como de Cláudio de Souza, que, pessoalmente, tratam dos detalhes emergenciais para o transporte desses pacientes. Assim é também a parceria da 21º com a Saúde dos municípios vizinhos.

Roberto também respondeu à reportagem quanto à volta às aulas na rede estadual de Educação. Sendo ele um dos interlocutores do governo do Estado dentro do município e para a microrregião, resumiu dessa forma: “Prevaleceu principalmente uma cultura de paz e do diálogo. Na verdade muitas vezes tomamos caminhos diferentes, mas o objetivo é em comum de um Estado cada vez mais em paz e a frente dos demais estados como vem fazendo o Paraná!”.

Ele também lembrou que foram liberados 18 milhões na semana passada para a Saúde, na área de Vigilância e Saúde. Além de, na região, recursos liberados para na construção de UBS em Imbaú e Ortigueira e reformas em Tibagi e Reserva. 

 

Leia Também:

ESTA É A MINHA OPINIÃO