ONLINE
7




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Amatuzzi ressalta serviço aeromédico na região
Amatuzzi ressalta serviço aeromédico na região

Diretor da 21º Regional de Saúde de TB destacou também outros temas

e

10-06-2015 às 20:04:15) O diretor da 21º Regional de Saúde do Estado do Paraná, sediada em Telêmaco Borba, Roberto Amatuzzi Franco, fez uma avaliação para o site Oberekando, do serviço prestado via Rede “Paraná Urgência”, mais conhecido como Atendimento aeromédico, sobretudo ao município e também às cidades da microrregião.

Como ainda não existem leitos de maior complexidade, principalmente na área de neurologia, trauma-ortopedia, e sobretudo neonatologia - áreas em que marcaram os cerca de 30 atendimentos solicitados pela 21º Regional de Saúde, esse transporte, que se possibilita num raio mínimo de deslocamento de 200 quilômetros, vem a cada dia sendo mais valorizado pela população. No entanto, são as famílias que dele necessitaram as maiores testemunhas de sua eficácia. Amatuzzi lembrou que durante a campanha eleitoral de 2010, a proposta do atendimento aeromédico foi até mesmo motivo de deboche por parte de adversários do governador do Estado.

O diretor disse que para que a medida seja de fato resolutiva, e não apenas se encerre no atendimento com as UTIS aéreas, mais ações foram feitas em Saúde, como  o aumento de leitos de UTIs no Paraná. “Aumento e melhora na qualificação em todo o serviço de Saúde, diminuindo assim o número de mortes evitáveis”. A mortalidade infantil em queda foi outro ponto também citado por ele.

Sempre que há a ativação desse atendimento, uma tríplice equipe é, em Telêmaco, de pronto acionada. O uso do aeroporto de forma imediata se torna possível também pela prestatividade da Klabin. A Secretaria Municipal de Saúde e por muitas vezes a presença no momento do translado do paciente, tanto do prefeito Luiz Carlos Gibson como de Cláudio de Souza, que, pessoalmente, tratam dos detalhes emergenciais para o transporte desses pacientes. Assim é também a parceria da 21º com a Saúde dos municípios vizinhos.

Roberto também respondeu à reportagem quanto à volta às aulas na rede estadual de Educação. Sendo ele um dos interlocutores do governo do Estado dentro do município e para a microrregião, resumiu dessa forma: “Prevaleceu principalmente uma cultura de paz e do diálogo. Na verdade muitas vezes tomamos caminhos diferentes, mas o objetivo é em comum de um Estado cada vez mais em paz e a frente dos demais estados como vem fazendo o Paraná!”.

Ele também lembrou que foram liberados 18 milhões na semana passada para a Saúde, na área de Vigilância e Saúde. Além de, na região, recursos liberados para na construção de UBS em Imbaú e Ortigueira e reformas em Tibagi e Reserva. 

 

Leia Também:

ESTA É A MINHA OPINIÃO