ONLINE
23




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

a

A

S

D

C

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


APOIO KLABIN: Projeto de dança no Guaíra
APOIO KLABIN: Projeto de dança no Guaíra

Iniciativa de ímpeto social da empresa acontece em Ortigueira

FONTE: KLABIN

d   s

2018-06-21 às 12:22:46) As alunas foram além as oficinas de dança e mostrarão sua arte no palco do principal teatro do Estado, na final da XI Mostra Paranaense de Dança

Um grupo de meninas, alunas da Casa da Criança Padre Lívio Donati, terá a oportunidade de dançar no palco do mais importante teatro do Paraná, o Guaíra, em Curitiba, na noite de 23 de junho, durante a final da XI Mostra Paranaense de Dança. O evento é uma iniciativa da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) e considerado um dos principais eventos de fomento à dança no país.

São 18 adolescentes entre 10 e 15 anos que participam do projeto MuDANÇA, o qual atente crianças carentes de Ortigueira (PR) em atividades de dança e cultura no contra turno escolar, na Casa da Criança e do Adolescente Padre Lívio Donatti. No palco do Teatro Ópera, em Ponta Grossa, durante a etapa regional, as jovens apresentaram a coreografia “Dançando na Chuva”, e foram selecionadas para a apresentação final, no Guaíra. As etapas regionais também foram realizadas nas cidades de Campo Mourão, Pato Branco e Arapongas, onde a comissão técnica da ABABTG assistiu e avaliou trabalhos artísticos de grupos de dança e bailarinos, com a missão de selecionar os melhores espetáculos para levar à capital do Estado.

“Cada mostra tem 100 coreografias e somente 20 são selecionadas, é um processo extremamente rigoroso e mesmo com as dificuldades vividas pelas meninas, como, por exemplo, de não conseguir ir aos ensaios porque o ônibus não passava na comunidade em dia de chuva, greve dos caminhoneiros, poucos recursos para compor figurino, entre outras, elas se superaram e conseguiram essa vitória. Estão orgulhosas delas mesmas, assim como todos nós”, conta a professora de dança da Casa da Criança e responsável pela coreografia selecionada para a Mostra, Ana Luiza Maronezi.

Por meio do projeto MuDANÇA, jovens carentes de Ortigueira têm acesso gratuito à cultura e dança.

 

TRANSFORMAÇÃO

O Projeto MuDANÇA, inciativa idealizada e promovida pela Casa da Criança Padre Lívio Donati e apoiada pela Klabin, atende um total de 70 crianças e adolescentes e promove o desenvolvimento físico, cultural e a inclusão social por meio da dança. Os resultados não aparecem só nos palcos: “Depois da dança, perdi um pouco a vergonha de falar um público. Agora nas apresentações de trabalho [na escola] me sinto mais à vontade”, disse a adolescente Ketrilin Lima Maia, de 13 anos.

Em três anos, o projeto deu oportunidade aos jovens de conhecerem a arte e os palcos, mas também, de começar a transformar suas próprias histórias. “Antes do projeto, percebíamos que as meninas a partir dos 12 anos assumiam outros papeis em suas famílias, começando a ajudar em casa e até saindo da escola para isso. Agora, com a e evolução do projeto, elas estão mais presentes na instituição e na escola”, afirma o gestor da Casa da Criança, Amilton Carlos Benedito.

Amilton também chama a atenção para o estímulo à valorização da autoestima, elemento importante ao desenvolvimento nessa fase. “As meninas adquirem mais noção do próprio corpo e passam a se enxergar como protagonistas do seu crescimento. Certamente, elas transmitirão esses valores à outras gerações e essa evolução cultural é um dos grandes ganhos do projeto”.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Saiba mais: www.klabin.com.br

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 19