ONLINE
63




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Artigo relacionado à Copa Feminina e a Rede Globo
Artigo relacionado à Copa Feminina e a Rede Globo


ARTIGO REEDITADO: De Edivaldo Oberek


terça-feira, 12 de julho de 2011

Precisamos de REAL amor pelo Brasil

No velório do ex-presidente Itamar Franco foi possivel uma imagem rara: três ex-presidentes juntos. Adversários nas convicções políticas, mas que naquele momento, crucial, entenderam que se o Brasil tem hoje uma estabilidade da moeda, isso deve-se à Itamar, que foi o mentor do Plano Real. Foi uma fotografia patriótica em meu ver, ter Fernando Collor de Mello, mesmo que geograficamente não tão colado aos dois outros, e Lula com José Sarney, num momento em que o que mais importava não era a tão falada no passado “coloração partidária”, mas um espírito verdadeiramente abrasileirado.
Já, em outro sentido... nossa seleção brasileira de futebol está nos deixando envergonhados. Sempre cito isso quando falo em futebol brasileiro: Uma das razões pelas quais os irlandeses gostam muito dos brasileiros, é pela nossa fama no futebol de qualidade. Então, neste caso; atualmente, a única coisa que não convém tocar no assunto com eles, é sobre isso! Eles são muito educados, pois sabendo da decadência e da derrota, fazem questão de não perguntar, certamente até por entender que os resultados negativos deixam o brasileiro chateado, visto que este esporte e a nossa nacionalidade já acabam pela fama aqui no exterior sendo fatores mesclados em nossas veias.
E por falar nisso, a Rede Globo de Televisão evitou ao máximo citar a Copa do Mundo feminina de Futebol, da qual, de forma a ser parabenizada, a Rede Bandeirantes está transmitindo. Foi uma pena a eliminação do nosso selecionado num jogo eletrizante e inesquecivelmente heróico, contra os Estados Unidos, pelas quartas de finais, no domingo. Antes de entrar numa análise grave que me veio a mente, vamos lá, pensar em alguns aspectos de nossa seleção masculina: Quanto custa pro caixa dos clubes brasileiros e no final das contas, pra CBF, para os patrocinadores e tudo mais, na negociação, com um bom estado físico para um desempenho normal em seus clubes de atuação, cada jogador “estrela” convocado para a seleção? Quanto custaria nas mesmas condições, uma jogadora de nossa seleção? Os eventos, os patrocínios, todos os aspectos que envolvem o “financeiro” ou o risco de ter que descartar um craque por uma grave contusão (em seus times, menos na seleção), parecem importar muito mais que o principal: o real “jogar o verdadeiro futebol”. A coisa é tão feia que dá-se a impressão que uma Nike da vida (patrocinadora da seleção, das duas, aliás – masculina e feminina) é que impulsiona aos craques o pensamento de que: ferre-se a seleção, porque o importante são seus clubes, aonde de fato corre o dinheiro. E a CBF nessa coisa toda? Essa sim é a maior criminosa. Diferentemente de seu sogro, João Havelange, que em termos gerais foi sério na condução da Fifa, o presidente máximo da organização do futebol em nosso país manda mais no Brasil de que muitos dos políticos (sérios)! Isso é correto? Quando se juntam Rede Globo e CBF ai a roubalheira deve ganhar o nome de cleptomania, porque pobre é ladrão, mas o coitadinho do rico que rouba, até nome cientifico ganha, e é o tal do cleptomaníaco! Só pra lembrar que na verdade o cleptomaníaco rouba, no geral, coisa de pequeno valor, oque nos obriga realmente a chamar a dupla imbatível de L...
O descaso pareceu ser proposital com a seleção feminina de futebol que participava do mundial. Antes do jogo, no link Esportes do G1, site de notícias da Rede Globo, havia um pequeno lembrete de que o Brasil disputaria as quartas de final. Algo quase invisível! Quando o selecionado (feminino) foi derrotado e eliminado nos pênaltis, no mesmo minuto olhe só o que aconteceu na página principal do site, e qual foi a notícia número 1 do link Esportes: ou seja... Eles usam da mídia para persuadir e deixam assim claro que se a seleção masculina cair no descrédito em detrimento da feminina, a tal da Globo e ainda mais, a CBF, pelo jeito perdem e perdem sim, uma grana das grandes!


art
Na capa do site, em destaque logo no topo...
art

... e no caderno de esportes, a manchete... a primeira!
 
COMPLEMENTO:

É tão simples nos deixar vibrantes e orgulhosos, para novamente vestir nossa camisa verde e amarela! Foi um lindo desfilar delas aqui por Dublin e não fora diferente certamente no Brasil! Na madrugada de quinta-feira aqui na Irlanda, noite de quarta ainda no Brasil, enfim, apesar do susto inicial da partida, a seleção conseguiu fazer um jogo com placar que os retorna o apelido de Seleção Canarinho. Senhor presidente da CBF, por que nos fazer a todos de tolos, com o descaso quando há apresentações absolutamente ridículas de nosso selecionado? Certamente você já deva estar entre um caro uísque e outro, zombando de nossa cara ao andarmos com as camisetas verdes e amarelas e falando: "viu... é tão fácil trazer esses idiotas novamente pra encher nossos bolsos e fazer propaganda gratuita de nosso negócio!" Fazemos isso por amor a uma nação, enquanto Vossa senhoria tem sim, é amor ao dinheiro que esteja; em detrimento do futebol, e disfarçando interessado no assunto, enchendo seus bolsos! 
(HOMENAGEM PÓSTUMA À LUCIANO DO VALE - SEMPRE INCENTIVADOR DE "MARTA E CIA LTDA", BORDÃO QUE ELE MESMO USAVA)