ONLINE
22




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Assinada instalação de Direito na UEPG de TB
Assinada instalação de Direito na UEPG de TB

No Campus, Dr. Márcio e vereadores receberam Valdir Rossoni, o reitor da UEPG e também Alexandre Curi

FONTE: PMTB

s

2017-09-22 às 12:33:44) Estado e Município firmam acordo que garantiu curso para o município. Inscrições para o vestibular já estão abertas

Autoridades do Estado e do Município participaram, na terça-feira (19), da assinatura do Ato de Instalação do Curso de Direito da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Campus Avançado de Telêmaco Borba.

A solenidade teve a participação o prefeito Dr. Marcio Matos, do chefe da Casa Civil Valdir Rossoni, do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior João Carlos Gomes, o reitor da UEPG Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, do deputado estadual Alexandre Curi, secretários municipais, vereadores e comunidade.

“Minha preocupação era desvincular Telêmaco da UEPG. Nós não poderíamos perder o vínculo”, disse o prefeito Dr. Márcio Matos na solenidade de assinatura da instalação do Curso de Direito. O prefeito falou da felicidade de Telêmaco poder ofertar um curso gratuito para a comunidade do município e da região.

O Campus Avançado da UEPG em Telêmaco Borba foi instalado em 1985, foi o primeiro. De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o Governo do Estado tem feito um grande esforço para honrar o compromisso de colaborar com educação dos jovens. Ele relatou que, proporcionalmente, o Paraná é o estado que mais investe em ensino superior no Brasil, com 90 mil alunos em sete instituições estaduais gratuitas. “Desde a implantação do Campus de Telêmaco, mais de 1.500 alunos se formaram pela instituição. Quero agradecer a todos que se esforçaram para que o Curso de Direito fosse instalado, frisou.

 “A força política do prefeito Márcio e do deputado Curi garantiram a implantação do Curso em Telêmaco”, disse o chefe da Casa Civil. “Apesar das dificuldades econômicas estamos investindo e não poderíamos dizer não a esse pedido”, disse.

O reitor da UEPG Carlos Luciano Sant’Ana Vargas destacou a decisão do governador para o lançamento do curso. “Uma decisão política e que tenho certeza de que com dedicação poderemos ter outros cursos no nosso Campus extensivo”, enfatizou. Ele lembrou que as inscrições estão abertas e que até ontem mais de 500 pessoas estavam inscritas para o vestibular.

O deputado Alexandre Curi também agradeceu a decisão política do governador Beto Richa e do secretário Rossoni. Ele aproveitou a oportunidade e falou do Hospital Regional de Telêmaco. “Tive a informação que o Governo do Estado vai inaugurar em dezembro, e isso me deixa muito feliz”, acrescentou.

 

CURSO DE DIREITO PARA UEPG

Por meio do decreto nº 7673, publicado no Diário Oficial do Estado, o governador Beto Richa (PSDB) autorizou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a ofertar o curso de Direito no campus da instituição em Telêmaco Borba. A autorização determina a oferta de três turmas consecutivas, com 50 vagas, duração de cinco anos (3.990 horas), no período noturno, a partir de 2018. A primeira turma terá vagas ofertadas no Vestibular de Verão 2017 da UEPG, cujas inscrições iniciaram em 8 de setembro. As provas serão aplicadas em 10 e 11 de dezembro.

 A implantação do curso de Direito em Telêmaco Borba foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU) em julho de 2016 (Resolução Univ. nº29), considerando solicitação do município.

Pelo convênio, cabe à UEPG conduzir toda a parte didático pedagógica, coordenação e gestão do curso e do campus no município. Ao município caberá o fornecimento de transporte aos professores; manutenção do espaço físico do campus, incluindo laboratórios, suprimento de acevo bibliográfico e aquisição e manutenção de equipamentos e rede de comunicação informatizada; contratação de pessoal de apoio à manutenção do curso; além de outras despesas que possam surgir no transcurso do convênio, conforme já especificado em convênios firmados e renovados anteriormente para a oferta de outros cursos no Campus de Telêmaco Borba.