ONLINE
15




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


ATERRO SANITÁRIO COMPARTILHADO: Audiência em Imbaú

Apresentação do Estudo de Impacto Ambiental foi tema em discussão, que reuniu Consórcio, municípios, Iap e Klabin

 

2018-04-27 às 10:02:04) Ontem, no Centro de Convivência do Idoso de Imbaú, a empresa Cia - Assessoria Técnica Ambiental Ltda, apresentou às autoridades de sete municípios que farão uso do aterro sanitário compartilhado (Telêmaco Borba, Imbaú, Ventania, Tamarana, Ortigueira, Reserva e Tibagi), em audiência pública, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a devida implantação. A iniciativa é do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, que tem a presidência de Ricardo Hornung, que é também vice-prefeito de Reserva.

sd d

Estiveram presentes os prefeitos, anfitrião, Lauir de Oliveira, o Lauzinho e a prefeita de Ortigueira Lurdinha Banach. De Telêmaco Borba, representou o prefeito Márcio, o secretário de Gabinete, Luís Fernando de Matos, e Rildo, de Tibagi, representado por sua vice.

“Para nós é uma grande satisfação dar ao nosso município este aterro, tão importante, não só pra para Imbaú, mas para a região”, disse Lauzinho. Referindo-se à Uilson Paiva, que é gerente de relações com a Comunidade da Klabin, agradeceu pela empresa ter sempre lembrado do município, “de uma forma extraordinária”.

“Hoje é uma noite de suma importância e as prefeituras vem se esforçando para que este nosso sonho aconteça. Ele agradeceu a todos os presentes, que estão interessados no destino do lixo ora gerado”, explanou o presidente, Hornung.

Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, Júlio Cesar Batista Nogueira saudou a todos que ali estavam, por “exercerem o papel como cidadão”. Continuou: “Este não é um problema único dos sete municípios que estão compondo o Consórcio. Vocês podem ficar cientes que esta é uma questão comum a todos os municípios do Brasil”. Ele alertou que é importante a consciência de todos quanto à reciclagem, enviando ao local em questão, somente aquilo ao que o aterro se propõem.

Uilson Paiva expôs todo o trajeto de parcerias da empresa, que está doando o terreno em voga, que fica na conhecida área da Fazenda Aracy, no município de Imbaú, e já nas proximidades de Telêmaco, que será inclusive, o maior usuário em tonelagem a ser recolhida neste aterro, que tem um planejamento inicial de receber, 30 caminhões por dia.

O Iap esteve na condução da Audiência pública, como fora exposto no início do encontro, sem qualquer forma de pronunciamento ou opinião a ser expressada daquilo que fosse ali colocado. Dos questionamentos, nada que fugisse ao trival.

A vereadora Maristela Pelissari representou o Legislativo de Imbaú, assim como fez-se presente, o vice-prefeito local, Jocelino Couto. Também Marcos Paulo de Campos que é chefe de Gabinete e secretário de Comunicação local. De Telêmaco, os vereadores Renato Bahena, Everton Soares (Toto), Helio Cesar (Fubá) e o presidente Maurício Diógenes de Castro. Edson Roberto Michaloski, que é gerente regional da Sanepar, prestigiou o evento.

A auto-sustentabilidade do empreendimento quando já em funcionamento, os incentivos governamentais e a possibilidade certa de dividendos aos municípios participantes, especialmente detentor em seu território, do aterro, deram o tom de otimismo aos gestores municipais, em torno daquilo que ali estava se expondo.

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 15