Pelo programa Matas Sociais, o incentivo à diversificação da propriedade rural
FONTE: KLABIN
2018-04-12 às 08:38:18) Pequenos produtores rurais de Ortigueira apostam em um produto que trará diversificação de suas propriedades e aumento de renda: a banana. Agricultores atendidos pelo programa Matas Sociais, da Klabin, adquiriram 20 mil mudas de banana da variedade conhecida como "Nanicão”. Em um ano, a expectativa é de que a produção alcance 100 toneladas da fruta, melhorando a renda de pelo menos 17 famílias envolvidas diretamente no plantio.
A ideia de cultivar banana surgiu da avaliação dos atributos do próprio município, que reúne características como clima quente com umidade equilibrada, pouca ocorrência de geadas, solo fértil e pouco acidentado. A espécie Nanicão é capaz de aproveitar todas essas qualidades para se desenvolver, além de ser um tipo com boa aceitação no mercado.
“Os produtores já tinham como atividades a pecuária e possuíam bananal, e a ideia era fortalecê-las. Começamos com o melhoramento da produção leiteira, que hoje já está mais consolidada, e agora vamos apostar no cultivo da banana”, explica o consultor do Sebrae e parceiro da Klabin no projeto, Lindomar Schimitz.
Para preparar os agricultores para o trabalho foram promovidas oficinas de plantio e debate com um potencial comprador de Telêmaco Borba que, atualmente, compra banana de Santa Catarina. “Além de possuir um potencial comprador próximo, os produtores também têm oportunidade de desenvolver a banana orgânica e vender para o mercado institucional, destinado à produção de merendas escolares, por exemplo”, observa Schimitz.
A primeira safra está prevista para março de 2019, com a estimativa de colheita de mais de 100 toneladas de banana. A expectativa pela melhora da renda é um estímulo aos produtores. “Saber que tem quem compre facilita e é uma coisa nova. Vamos tentar e tomara que dê certo”, diz Valdemir de Oliveira Melo, produtor e morador do Assentamento Índio Gaudino.
MATAS SOCIAIS
Iniciado em maio de 2015, o programa “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, promovido pela Klabin no Paraná, incentiva a agricultura familiar e auxilia pequenos produtores rurais dos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba em todas as etapas de produção, desde a obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até a comercialização da produção nos mercados locais, passando pela diversificação da propriedade e incentivo ao associativismo/cooperativismo. Em pouco mais de dois anos de atuação, já são 230 propriedades atendidas e mais de 50 ações de capacitação envolvendo manejo agrícola, pecuária, produção orgânica e educação ambiental, entre outras. A iniciativa conta com a parceria da Apremavi, do Sebrae e da The Nature Conservancy (TNC). Recentemente o programa foi reconhecido com o “Selo SESI Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, que valoriza ações que contribuem para o desenvolvimento social no estado do Paraná.
SOBRE A KLABIN
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Saiba mais: www.klabin.com.br
VEJA TAMBÉM: