ONLINE
7




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Biblioteca de Telêmaco estimula mais visitantes

Diversos projetos são postos em prática, conforme informou António Marcos

 

2017-02-10 às 20:26:46) A Biblioteca Municipal de Telêmaco Borba tem à frente, António Marcos Afonso (42). Formado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina – Uel, está desde 2008 à frente desse trabalho. Quando chegou, ele confessa que encontrou um verdadeiro sebo, e hoje, o local usufrui de um repasse dentro do Orçamento, de 64 mil reais ano. Com Mestrado na área, ele comenta que Telêmaco e Ponta Grossa são as únicas cidades dos Campos Gerais a terem bibliotecários formados atendendo nesses locais públicos.

Um programa que ele havia implantado e voltará, será a premiação com um vale livro, em três modalidades: Rede Municipal, Ensino Médio e Terceira Idade. Aqueles, nessas três categorias, que mais livros emprestarem na biblioteca, é que serão os vencedores. As visitas de escolas à Biblioteca serão retomadas também. Um programa que beneficiará a Capital do Papel a partir de março será a Biblioteca Itinerante do Sesc, onde a cada 15 dias será possível também empréstimos de livros, visitas de alunos e a oferta de Oficina de Contação de Histórias a funcionários da Educação.

BIBLIOTECA, PESQUISAS, TRABALHOS:

António lembrou que a profissão é uma das mais antigas da humanidade, tendo sido Ptolomeu, um dos primeiros a exercê-la, na tão famosa Biblioteca de Alexandria. Era nela, que situada nas proximidades do porto lá existente, os navios tinham por obrigação, de deixar um exemplar de todos os manuscritos que nas embarcações que lá ancoravam, existiam, a exemplo de mapas e pergaminhos. Era ela uma biblioteca depositária, assim como é o caso, no Brasil, da Nacional do Rio de Janeiro.

No passado, essas eram especificamente para pesquisas. Hoje é mais um ambiente de leitura, tendo se transferido para a escola e a internet em si, a pesquisa.

Acadêmicos e mesmo, alunos do terceiro ano, aprendendo a fazer trabalhos científicos, sempre recorrem à rede mundial de computadores para suas pesquisas. O responsável pela biblioteca de Telêmaco lembrou da importância da citação correta da referência bibliográfica, bem como, quando se tratar de citação de meios online, da data em que se houve a coleta do fragmento, com a correta colocação do endereço (Url) da página. Porém, da fidelidade das informações para a segurança de um trabalho, lembrou Marcos que os materiais da Capes ou Scielo, são de credibilidade aprovada, devido aos rígidos pré-requisitos, solicitados àqueles que tiveram o privilégio de terem seus trabalhos nesses locais publicados.

Ao concluir, Marcos Afonso informou que a partir, também de março, o funcionamento da Biblioteca, localizada na Casa da Cultura (Centro Cultural Eloha Martins Quadrado), será das 08 da manhã, até às 19 horas. Outro pedido dele foi que, ao invés de pais irem até o local, com fotos de seus filhos para confecção da carteirinha que os habilita a empréstimos de livros, que eles mesmos os acompanhem, para que possam se ambientar com o local, e assim, sentirem-se estimulados a, a cada dia mais, frequentarem a Biblioteca.

Assista na íntegra a entrevista abaixo:

 

* Pedimos desculpas pela qualidade de imagem do Vídeo. Logo estaremos corrigindo essa anomalia

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO