ONLINE
8




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CADERNO ESPECIAL DE NATAL 2015 - OBEREKANDO
CADERNO ESPECIAL DE NATAL 2015 - OBEREKANDO

D

C

_____________________________

PADRE PRIMO FALA DE MISSÃO, OBRA E NATAL

S

O padre Primo Aparecido Hipólito, pároco da matriz de Nossa de Senhora de Fátima, de Telêmaco Borba, concedeu uma entrevista exclusiva para o Caderno Especial de Natal do Oberekando.

Nascido na cidade de Cruzeiro do Sul, no norte do estado, região de Maringá, ele completará no dia 19 próximo, 17 anos de ordenação – esta, feita por D. Murilo Krieger, que hoje é arcebispo primaz do Brasil (que atua em Salvador na Bahia), e no dia 13 de janeiro, 48 anos de idade. Seus pais, que estão casados há 64 anos, foram seus inspiradores à vida religiosa, justamente pelo fato de serem os coordenadores da igreja na comunidade rural onde viviam.

Sua origem do sítio, o faz por vezes, ser encontrado em trabalhos braçais, como foram os dois dias que antecederam essa entrevista. “É uma maneira de fugir um pouco das coisas burocráticas e lembrar um pouco da roça”, afirma.

 

VOCAÇÃO NA INFÂNCIA DE EXEMPLO NO PAPA FRANCISCO

Ele, que quando criança, e acostumado à vida ligada à igreja devido aos pais sempre no meio dela, não deixou de ter seu momento de “Marcelino pão e vinho” quando fazia suas celebrações infantis, ao se envolver numa toalha como se fosse a batina, e tendo sua mãe já assado alguns pãezinhos menores justamente para que ele, acrescentasse a isso o copinho com água ao altarzinho. “Nós mesmos, as vezes, pegávamos um copinho menor e usávamos como se fosse o rolo de amassar o pãozinho e assávamos esses”, lembra com carinho. Sua ida ao seminário Redentorista se deu após, entre 87 e 88, saber que aconteceriam as missões em sua região, e ele assim, interromper-se como professor do Estado, ao lado de seu irmão, que hoje cuida de seus pais, e ter ido, no feriado de Todos os Santos e Finados, fazer uma semana de estágio. Isso já aos 18 anos.

Seu jeito popular, e também a forma com que se envolve nos grupos que buscam auxiliar à sociedade, como comissões da Saúde, Conselho Antidrogas, dentre outros, o faz viver a fé e a obra. De imediato, nesse sentido, ele se remete a uma fonte de inspiração, e de quem ele é devido a suas atitudes, admirador declarado: o papa Francisco e sua igreja missionária. “Ele é um padre de rua”. Num paralelo, o pároco não se considera um padre de escritório, e entende de sua contribuição à comunidade. Por ser participativo na cidade, e sendo liderança na igreja católica, pela aproximação de um ano eleitoral, está ciente que terá que fazer a política da boa vizinhança e acolher a todos. Isso porém exceto a quem estiver inserido no “ficha suja”, o que não faria sentido em sua condição de sacerdote.

 

COUTO PEREIRA E SANTUÁRIO

Com o período em que trabalhou no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na capital do estado, inclusive sendo seu administrador, esteve par a passo, vizinhando com o estádio do Alto da Glória, que é do Coritiba. Respondendo se por várias vezes teve suas celebrações interrompidas pelo grito de gol, disse que sim e que esse fato não é implicador, senão até mesmo uma forma de alegria e comemoração, e que se fez necessário se conviver com isso, até porque o clube lá completou seu centenário, e o santuário chegou ao local, ao final dos anos 60. Um momento porém, não lhe sai da mente: a reação dos torcedores, e que ficou mundialmente conhecida, pelo rebaixamento do clube. “Quase fomos interrompidos pela briga. Aquele dia confesso que senti até um pouco de medo. Foi na hora da proclamação do evangelho. Lembro-me como se fosse hoje”. 

 

CASAS DE APOIO E PASSAGEM E UMA MENSAGEM DE NATAL

Os Redentoristas, especificamente a Paróquia, mantém a Comunidade São Geraldo, que é uma casa de acolhimento, com tratamento terapêutico para dependentes químicos. Também existe a Comunidade de Passagem, São Clemente, onde num terreno cedido em comodato pela prefeitura, e que está recebendo mais 330 metros de construção, são hoje atendidas 15 pessoas, mas que pela ampliação, esse número ganhará um aumento para 25. “A ajuda da comunidade é muito bem vinda, e em toda a forma. Quem tiver interesse nisso, pode se dirigir direto á secretaria da Paróquia, na matriz no centro da cidade”.

Ao expressar uma mensagem de Natal aos internautas seguidores do Oberekando, mas claro, à toda a comunidade de Telêmaco e região, apelou que todos possamos de fato receber a pessoa de Jesus como nosso verdadeiro presente”.

_____________________________

 

SEU DAVID: Uma vida que se funde à fé e fotografia

 D

Aos 80 anos de idade e nascido em Tomazina, com o pai que era amigo do dono do Bamerindus, o empresário e ex-senador José Eduardo Viera, recebeu o Oberekando para falar de suas histórias na fotografia, e sua honrosa experiência de vida, com belos exemplos de fé e prestatividade, David Domingues dos Santos. Na trajetória, a esposa Zélia, com quem é casado há 58 anos, é apontada por ele como o seu anjo da guarda, que pela força da sua fé foi trazido de volta, pela graça de Deus, quando foi atingido, sendo cortador de árvore no passado, por um acidente gravíssimo, que lhe rendeu cinco dias em coma e totalizou 22 de hospital.

Devoto, mariano consagrado no dia 15 de agosto de 1950 - marca portanto 65 anos nas fileiras da Congregação Mariana onde fora presidente, tanto na sua juventude na terra de nascimento, como em Telêmaco Borba que é sua terra escolhida a tantos e tantos anos: de 1984 a 87 fora presidente da Congregação Mariana da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e em seguida, presidiu em 1994 a Federação da Diocese de Ponta Grossa, onde foi marcante a atuação da Juventude Mariana.

 

COMO CONHECEU SUA ALMA GÊMEA E A MODERNIDADE DOS RELACIONAMENTOS

Dona Zélia foi apresentada à Davi por uma amiga do companheiro ao qual ele fazia dupla sertaneja e soltava a voz em um bar na região de Pinhalão. O beijo que só veio depois de casados, foi antecedido justamente por algo que marcaria como sua profissão futuramente: o casal que não conseguia se encontrar perto da família devido à rigidez dos pais naquela época, teve um problemão com uma foto feita do grupo com os cantores, porque segundo os irmãos de dona Zélia, para os costumes da época, David estava se encostando nela, no retrato.

Pela modernidade dos relacionamentos atuais, dá um conselho aos jovens e adolescentes: “Para casar, arrumem uma pessoa para ter a vida até o fim!”.

 

OS MUITOS MOMENTOS NA FOTOGRAFIA

Quando foi solicitado para que lembrasse passagens vividas em sua profissão, com mais de 40 anos de exercício, se remete ao início, e em que as máquinas ainda eram em filmes e com fotos reveladas em laboratórios escuros. Das principais, citou quando pediu, em um batizado, que um senhor arrumasse o pescoço para se enquadrar na foto. Lá fora ele e tentou arrumar, até que o homem fala a ele que tem um problema físico e seu pescoço era deslocado de lado. Outro fato foi ter sido solicitado pela polícia para fazer fotos de uma moça que havia se suicidado. Após fazer as várias tomadas pedidas, o policial solicitou que ele tirasse a corda do pescoço da vítima, morta: Nesse momento, pela liberação de pressão ou ar estancados, ela emite som. Ai foi quando a multidão de curiosos só teve tempo de correr, pelo susto!

Mais uma passagem que ele não esquece foi quando pediram que ele fotografasse uma senhora, no caixão, e ele necessitou de uma escada para ter uma pose mais precisa. Momento esse em que passam duas conhecidas da falecida e tocam no pé da escada. Quase que ele faz dupla à falecida, num tombo – que acabou não acontecendo.  Mas o problema maior, mal sabia ele que ainda estava por vir: ao entregar a foto dias depois, a choradeira dos familiares por ver a ente querida foi enorme, e até ele, primeiro sem graça, e depois tocado ela emoção, quase não se conteve. De cenas engraçadas em casamentos, veio-lhe uma acontecida, aliás, na capela do Socomin há cerca de uma década: no local onde a noiva iria se ajoelhar, a tábua estava um pouco solta. O flash foi conseguido na exata hora do tombo e ele foi informado que a foto acabou até indo, para a televisão.

 

UMA MENSAGEM DE NATAL

Em sua Mensagem de Natal, o tão estimado “Seu David” lembra que Jesus nasceu, e gostamos muito que ele renasça nos nossos corações. A festa existe, mas pela alegria do nascimento Dele. De forma emocionada o batepapo é encerrado com ele lembrando as várias vezes em que Deus renasceu nele próprio, pelas, ao mínimo, quatro vezes, que teve livramento em que poderia ter perdido a vida. Ele agradeceu a Deus e a sua família pelas alegrias que tem.

 

_____________________________

 

JOÃO VICTOR MOURA: A emoção aflorada de um jovem e querido professor

C

Sua formação em Farmácia pela UEPG acabou dando lugar às salas de aulas, como professor de Química e Ciências. Mesmo antes de conceder a entrevista ao Oberekando, a dúvida se essa seria possível, pois a emoção já tomava, previamente a esse profissional que nasceu em 31 de janeiro de 1984. (Fica a dica para os presentes – escreve o editor): ele estava com o coração quebrado pela despedida de alguns alunos atletas que fizeram parte da história da equipe de Vôlei da AVTB e eram do Colégio Positivo.

O valor das amizades verdadeiras, e o valor da verdade em si, de coração, foi o destaque nessa conversa com o site. Membro do Grupo Leão de Judá, se apega muito rapidamente às suas amizades. Como professor, seu auto-Raio X o define: “Temos nossas falhas e limitações, mas sempre queremos ser alguém melhor àqueles aos quais os pais nos confiam: nossas crianças e adolescentes!”.

O professor, devido a carência afetiva de seus alunos, acaba exercendo o papel muitas vezes de pai desses ou de irmão mais velho, num momento em que em muitas das ocasiões não se tem um lar da celebração e partilha, mas tão somente uma casa.

 

INVASÃO DA MÍDIA E O ENDEUSAMENTO DO IMEDIATISMO

“Hoje a mídia prega muito a questão do imediatismo: Uso o que eu preciso de você e te deixo, sem me preocupar com o que você é ou pode me oferecer!”.  Questão se delicada, porém premente de abordagem, a pedido do site foi comentado sobre o dar tempo ao tempo para se exercer todos os aspectos da vida, por parte de crianças, adolescentes e jovens, como o tempo para a sexualidade e não se ficar com todo mundo.  Para ele, hoje há um sentimento de sugar tudo que você oferece e muita gente acha que o que o outro tem a oferecer é só a sua sexualidade, enquanto é muito mais do que isso. “Quando tentamos resolver questões da efetividade apenas com a relação sexual, nós vamos nos machucar cada vez mais, nas feridas que já temos”.

 

AMIZADE AINDA EXISTE?  O MESTRE TAMBÉM DEIXA SUA MENSAGEM DE NATAL

Por vezes nos deparamos com mensagens sobretudo em rede social, de pessoas de sexo oposto, que são verdadeiramente amigos: nesse caso de forma gratuita terceiros já fazem seu pré-julgamento de que ali trata-se de namoro. A pergunta ao professor foi se amizade ainda existe: “Acredito sim! Acredito que ela exista! Esse ano eu celebrei muito isso (e relembra os atletas da AVTB sobretudo)”. Para ele, quando a amizade é sincera dos dois lados, o dar e o receber acontecem de forma simultânea.

Numa mensagem de Natal, conclamou a todos celebrarem a data em todo o seu significado cristão do nascimento de Jesus, mas que isso não fique isolado a uma data comemorativa, mas que seja de fato um exercício do dia-a-dia o nascimento do amor e da paz. “Que sejamos, nesse mundo conturbado, promotores e agentes de transformação do amor!”.