As imagens são de uso do Judiciário e policias
2016-03-08 às 15:14:04) O prefeito Luiz Carlos Gibson recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, em Telêmaco Borba, o delegado de Polícia Civil, Amarantino Ribeiro Gonçalves Netto e o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, major Dirceu Kosloski, para discutir alguns pontos sobre as 84 câmeras, dentro do Sistema de Monitoramento implantado na cidade.
Um dos principais pontos da reunião foi de que o cidadão não terá quando bem quiser, o acesso às imagens, mas sim exclusivamente o Poder Judiciário, Ministério Público e as polícias. Essa medida visa, entre outros aspectos, preservar a imagem de terceiros que possam ter sido captados. Um segundo e preponderante ponto, foi de que a existência do sistema de monitoramento não exclui a necessidade de se ligar para 190 e comunicar algum delito sofrido, para que pelo número de pontos de captação, seja possível a localização das imagens e trabalho de investigação do fato e prisão dos envolvidos, em razão da possibilidade de terem sido feitos os registros da ocorrência.
Kosloski informou que não procede o que alguns populares estejam alegando, de que o monitoramento tem possibilitado a aplicação de multas de trânsito. Ele também disse ser de sua importância saber discernir quando à o interesse de terceiros, pelas imagens, e que não é nesse sentido que se implantou o monitoramento.
Já, o delegado colocou que, independente do campo político, ele tem que aplaudir ao programa de monitoramento por câmeras, que é um instrumento preponderante de auxílio no trabalho policial.
Avaliado por Luiz Carlos Gibson, o sistema de monitoramento veio a somar com a implantação do Batalhão.
Assista a entrevista na íntegra a esse respeito.
Leia Também: