ONLINE
9




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CAMPANHA DO LACRE, DO POSITIVO, ENVOLVE TELÊMACO
CAMPANHA DO LACRE, DO POSITIVO, ENVOLVE TELÊMACO

Mônica Soltau, do Clube de Matemática, coordena a ação

D

01-07-2015 às 09:17:38) O Colégio Positivo, Unidade de Telêmaco Borba, lançou na última segunda-feira (29) durante o Ato Devocional no Hall de entrada da Prefeitura desse município, a campanha “De lacre em lacre, uma corrente do bem”. Trata-se da união tripartite entre o Positivo, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação.

Idealizadora, a professora Mônica Soltau da Silva (51) teve toda liberdade dada pelo diretor da instituição, Nelson Roberto Ramos, para fazer valer a vontade dos alunos, participantes do Clube de Matemática Solidário, de que queriam algo a mais, além do valoroso disseminar como tomar gosto pelo estudo dessa ciência exata, e para muitos um “bicho papão” chamada matemática.

Por esta campanha, que se estenderá até o dia 30 de outubro, a cada 144 garrafas pet de dois litros desses lacres, é possível uma cadeira de rodas. Ao invés de fazê-la diretamente com São Paulo ou Curitiba, explicou a professora, buscou-se parceiros em Telêmaco: Boza Metais comprará os lacres, sem aferição de lucros, o Centro Integrado de Reabilitação (Ricardo Hermann) avaliará quem receberá a cadeira e fará a aquisição da mesma, e a Gráfica Executiva ofertará os rótulos das garrafas. Os muitos locais de coleta dos lacres estão surpreendendo Soltau, pois a cada dia, surgem mais e mais empresas que querem ser pontos de coleta. Além desses pontos e devido ao projeto de Matemática que já envolve as crianças da Rede Municipal de Ensino, todas as escolas estão recebendo as doações de lacres.

 

E

Um dado de suma importância foi a decisão de somente se coletar os lacres. De acordo com Soltau, poderia muito bem, e seria mais lucrativo se ater às latinhas, mas a intenção jamais é prejudicar a todas as pessoas que já fazem essa coleta na cidade e muitas, com isso, têm garantida uma renda extra, além de estarem ajudando ao meio ambiente.

De suma importância: a ou as cadeiras de rodas conseguidas serão destinadas a alunos da Rede Municipal de Ensino.

 

CLUBE DE MATEMÁTICA

re    d

O Clube teve início há 23 anos no Colégio Positivo, e isso já rendeu a confecção de 217 jogos inéditos fabricados sob a tutela da professora Mônica, que, escritora de dois livros pela Editora Papirus, intitulados “Clube de Matemática: Jogos Educativos Multidisciplinares”, tem o apelo de todos para que escreva sua terceira obra.

r

Amante incondicional da matemática, ela já vendeu mais de seis mil exemplares apenas no Brasil e não se cansa em aceitar convites para congressos, mostras, feiras e os mais variados eventos desse leque educacional. Para ter-se uma ideia, ela emprestou seu nome a um Laboratório de Matemática em Joinville.

Mas, ao ver a ascendência de um sonho consolidado no Colégio Positivo, espalhar o talento foi a próxima meta. Dessa forma a Escola Municipal Leopoldo Mercer foi piloto na parceria com a instalação do Clube na rede municipal em março de 2003. O sucesso foi enorme e em 2010 as 23 escolas do município já estavam agregadas. Hoje cerca de seis mil alunos vestem suas camisetas do projeto na hora em que a “ex-bicho papão” matemática entra em ação nessas instituições.  Em duas oportunidades anuais, os professores de toda a rede vão até o Positivo para um encontro de capacitação para que se discutam aprimoramentos e o encaminhar do projeto, com sua idealizadora.

Premiações

r

Mesmo que o melhor prêmio tenha sido a colaboração para uma melhora no IDEB, como uma feliz consequência do achado no ensino de matemática, mais honrarias trouxe a iniciativa.

A menção honrosa Escola Voluntária em 2009 e o primeiro lugar no ano seguinte (2010) veio da Fundação Itaú Social que teve participação da Rede Bandeirantes. Naquele ano o Positivo de Telêmaco foi primeiro colocado entre 648 trabalhos inscritos. Respectivamente, Mônica Soltau teve o título de “Educadora Destaque de 2010”. O prêmio de 10 mil reais e um computador foram investidos no Laboratório de Matemática no colégio. Outra marca é que hoje o Clube de Matemática é certificado como uma tecnologia social pelo Banco do Brasil.

No colégio hoje existe a criação, confecção e arte final de jogos . A grande animação da semana são nas sextas-feiras, com o Matemática no Recreio, onde os alunos de sexto ano ao Terceirão aplicam jogos aos menores, oportunizando desde o pré-escolar.

O Positivo em Telêmaco

O Colégio desenvolve uma série de projetos, como esportivos, que leva, por exemplo, a instituição ao top na modalidade de Vôlei, também Vivendo valores, Qualidade de vida, Educação ambiental, que traz inclusive o cultivo de horta na instituição, Grupo de teatro com alunos dos nonos anos ao Terceirão, e o Clube de Matemática Solidário, entre outros, como Oficinas de Comunicação e oratória, Redação e Literatura, Alfabetização, Informática, Matemática, sem esquecer a Orientação profissional.

 

Leia Também:

Esta é a Minha Opinião