ONLINE
8




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Carnaval 2015 – TB entra na campanha de prevenção
Carnaval 2015 – TB entra na campanha de prevenção

Preocupação maior é com as DST, HIV e hepatites virais

FONTE: PMTB

 ad

11-02-2015 às 11:31:24) Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do uso do preservativo, o Ministério da Saúde divulgou na segunda-feira (9) a Campanha de Prevenção às DST e Aids do Carnaval 2015. Telêmaco Borba também agendou uma série de atividades preventivas.

No município não há Carnaval, porém, a tradicional festa de Tibagi faz com que os telêmacoborbenses se movimentem até o município vizinho para participar do evento. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo campanha para conscientização de sexo seguro, os cuidados com as bebidas alcoólicas e demais drogas.

As articulações começaram na semana passada, o Ambulatório Municipal de Orientação e Atendimento às Doenças Sexualmente Transmissíveis (AMOA), visitou bares da rodoviária e das proximidades para distribuir material educativo, brindes, camisinhas e informações sobre as doenças e a importância de preveni-las.

As ações seguem durante essa semana e o Amoa, a Coordenação das Unidades de Saúde e o Núcleo de Apoio a Saúde das Famílias (Nasf) estão em programações diferenciadas nos postos de saúde. Cada posto está desenvolvendo algum tipo de atividade entre elas palestra, atividade física com a camiseta do Carnaval, sorteio de brindes do Amoa, caminhada e outros.

Nesta quarta-feira (11), na Avenida Horácio Klabin a partir das 14 horas, as equipes da Saúde vão distribuir folders, preservativos, além de orientações.

Na quinta-feira (12), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SMAS), as orientações serão para os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Palestras, preservativos e material educativo também serão entregues para os trabalhadores das empresas do município.

A SMS lembra que não são somente os jovens que se contaminam. O grande crescimento populacional da cidade pode gerar um grande aumento no numero de pessoas infectadas com algum tipo de doença sexualmente transmissível. O alerta é que a prevenção deve ser adotada por toda a população brasileira. Atualmente não se fala em grupo de risco. Todas as pessoas com vida sexual ativa são vulneráveis. Por isso a importância de usar a camisinha e fazer o teste.

Campanha Nacional

A mensagem geral da campanha de carnaval deste ano é informar o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito "camisinha + teste + medicamento" de prevenção combinada.

A ação faz parte da estratégia de prevenção combinada adotada pelo Ministério da Saúde. O Brasil é um dos primeiros países do mundo a adotar nova estratégia de prevenção contra Aids conhecida como "90-90-90", que corresponde a 90% de pessoas testadas, 90% tratadas e 90% com carga viral indetectável até 2020. As metas foram adotadas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

 

Leia Também:

TEMA É RECOMENDADO PELO NRE COMO PREVENÇÃO