ONLINE
11




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Casa do Artesão e Mães artesãs são brindadas
Casa do Artesão e Mães artesãs são brindadas

Evento comemora os 13 anos da Casa do Artesão de Telêmaco

Fonte: PMTB

arrtesao

Um evento especial, promovido pela Prefeitura, por meio da Assessoria Especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo, foi realizado nesta quarta-feira, 7 de maio, nas dependências da Casa para marcar a data, com atrações artístico-culturais e a presença de aproximadamente 150 pessoas.

O prefeito Luiz Carlos Gibson e o vice pastor Dã Cortez enalteceram a Casa do Artesão como um espaço para divulgar o artesanato e a própria história de Telêmaco Borba, pois o local recebe visita de pessoas de diversas partes do Brasil e até de outros países e ficam encantados com o que veem.

Para o secretário Altamir Ramos, a Administração Municipal sempre estará voltada ao desenvolvimento no município, enaltecendo o artesanato e o turismo como uma grande oportunidade de geração de emprego e renda.

Heber Diniz, assessor especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo, disse sobre o desafio de estar à frente de um trabalho tão interessante e como o caso da fita tusa que tem sido um sucesso.

"Logo no primeiro ano, em 2013, pudemos, pela atenção do prefeito Gibson, revitalizar este local e motivar os artesãos a produzir, expor e comercializar sua arte, isso para nós é muito importante", alega Heber.

A vereadora Fátima Ribeiro acompanha e apoia o trabalho dos artesãos. Ela recordou que no início, antes de haver este espaço, nas campanhas de Doação de Sangue feitas pelo Hemepar em parceria com o programa de Rádio, oferecia o espaço para que expusessem sua arte.

A presidente da APROART - – Associação Pró-Arte Telemacoborbense, Maria Regina Leite, está na Casa do Artesão desde sua fundação, como instrutora e artesã.

"Este lugar é realmente a minha casa e de todos os artesãos, como deve ser a casa dos nossos telemacoborbenses e de todas as pessoas que vêm nos visitar, é um orgulho para nós comemorarmos este aniversário da Casa do Artesão", expressou a professora Regina.

AÇÕES QUE PROMOVEM O ARTESANATO

A Casa do Artesão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e apoio da empresa Kabin desenvolve um trabalho de aproximação das crianças da rede municipal de ensino com o artesanato telemacoborbense. O contato direto com as técnicas das artes aplicadas nas peças expostas na casa do artesão, confeccionadas por artesãos locais.

A implantação do trabalho, de inserção cultural e estímulo às técnicas artesanais, se resume basicamente da seguinte forma:

A Klabin cedeu às sacolas, as crianças a customizam, a princípio com desenho e pintura, e a casa do artesão partilha este trabalho com seus clientes. Ou seja, cada cliente da casa compra o artesanato, obra de um artesão telemacoborbense e leva junto à arte das crianças.

ATRAÇÕES

Um vídeo foi produzido com depoimentos de artesãos mostrando seus trabalhos.

Na cultura, o Ballet Neo Clássico, interpretado pela bailarina Luana Budske e a dança espanhola, pela professora da Escola de Dança Petite Ballerina, Camila Castellon abrilhantaram o evento e ganharam aplausos.

Outro momento especial foi a interpretação da cantora gospel Marcelly Bueno, que mesmo com sua tenra idade, apresentou as canções "Espírito Santo" e "Deus Lutador".