ONLINE
5




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CEMEP de Telêmaco tem cerca de 170 alunos
CEMEP de Telêmaco tem cerca de 170 alunos

Objetivo é a geração de renda com cursos profissionalizantes

ASSDF

O Centro Municipal de Ensino Profissionalizante, (CEMEP), de Telêmaco Borba, atende a média de 170 alunos, com os cursos de manicure, cabeleireiro, crochê, fita tusa, pinturas em tecido e em tela, tricô, bordado e patch aplique.  O local faz parte da Divisão de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda, que tem à frente, Ivone Carneiro Viana. Já, o centro em si, está sob a coordenação da professora Rosana Polack Machado.

Segundo Ivone, as ofertas dos cursos são saxonais. Neste período, por exemplo, com a chegada do calor, estão em voga os bordados em chinelo. As inscrições são abertas a toda comunidade, independente de renda e classe social. Os alunos trazem o material a ser trabalhado. Existe o critério das três peças, onde a cada grupo de três, uma é encaminhada à assistência social, outra vai aos núcleos e outra fica para a aluna.

Os núcleos funcionam nos bairros e localidades do município, e equivalem onde no passado eram os clubes de mães. Todas as tardes há o deslocamento a um desses núcleos, de uma equipe de professores do CEMEP. “Neste caso damos todos os materiais, além de que é servido um lanche aos participantes,” disse Ivone, esposa do ex-prefeito Tranquilino, e que por ter sido primeira-dama, cultiva experiência com trabalhos dessa natureza. “Membros do Caps, entidades em épocas, por exemplo, do Dia Internacional da Mulher, pedem nossos serviços, como manicure e cabeleireiro, e as alunas os fazem, sem custo”. Outro ponto que ela citou, foi em relação a alguns salões de cabeleireiras da cidade. “isso me orgulha, ao ouvir algumas funcionárias ou proprietárias falarem que são ex-alunas”.

“Estendemos nosso convite à comunidade que quiser nos conhecer, ou mesmo ser atendida. Nossos meninos e meninas precisam de vocês para melhor se capacitar!”.

O objetivo do CEMEP é a melhoria de renda com curso prático e rápido, onde as pessoas logo aprendem as técnicas, começam a trabalhar e ver seu retorno. “Uma das primeiras medidas do prefeito Luiz Carlos Gibson, logo que assumiu o município, foi transformar esse local em atendimento o dia todo, ao invés de como no passado, apenas pela manhã”, disse José Carlos Valentin, secretário municipal de Assistência Social de Telêmaco Borba.

O CEMEP fica aos fundos da Feira do Produtor e próximo do Corpo de Bombeiros, no alto das Oliveiras. 

DGDF

 

Leia Também:

INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE TB