ONLINE
9




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Centro de Ginástica de TB: berço de estrelas
Centro de Ginástica de TB: berço de estrelas

Em média de 400 criancas são treinadas em três projetos de suma importância 

 

gin

O Centro de Ginástica Artística de Telêmaco Borba desenvolve seu trabalho em três projetos.  O Alto Rendimento, com meninas de 5 a 7 anos, Alunas de Escolas Municipais e Crianças com Obesidade Infantil.

A coordenadora, professora Sandra Cecília Burttini, explicou que no Alto Rendimento a parceria é com a Federação Paranaense de Ginástica, e tem o apoio da Klabin e Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba. São 90 crianças e o foco da preparação visa à seleção brasileira. Telêmaco já tem Ana Luíza Pires, de 9 anos, que atualmente é treinada pelo mesmo técnico russo,  Oleg Ostapenko, que preparou Daiane dos Santos quando ela foi campeã mundial em 2002.

No projeto das escolas são 180 alunas, entre 8 e 12 anos. Essa categoria visa à prática esportiva e envolve as 5 escolas de maior carência em projetos dessa envergadura. As escolas municipais são: Castelo Branco, Paulo Freire, São Silvestre, Juventina e Santos Dumont. “A seleção das atletas foi feita dentro de um rigoroso critério e o projeto já é referência no Estado”, explica Sandra.

O terceiro projeto, com crianças com obesidade, tem meninas de 7 a 8 anos, e visa mais saúde. São 15 crianças matriculadas, e não há mais vagas, assim como nas demais áreas.

A professora que trabalhou em São Paulo e antes de vir para Telêmaco, em Curitiba, disse que tinha como sonho desenvolver um projeto social, desde que se formou na área. “A Prefeitura está nos dando todo apoio e o novo ginásio que será inaugurado nos próximos meses será de suma importância”, comenta a coordenadora.

Mãe de uma aluna de 7 anos, Lady Daiane Martins dos Santos explicou que para sua filha estar na ginástica é o máximo. “Ela adora, e não perde nenhum dia. Ela quer chegar a competir, como algumas meninas que estão aqui”. Lady exaltou também o trabalho das professoras. “Eu nunca imaginava que minha filha estivesse na ginástica, e sempre imaginei ela em outras coisas. É um sonho”, concluiu, alegre.

Zenilda Rentz também tem uma menina no Centro de Ginástica Artística de Telêmaco Borba, e ela se diz realizada pela filha. Vê como de suma importância para o futuro da filha dela, e elogiou o esforço de todas as professoras.

gin      gn

gim     gin

gin     gn

 

gn

Lady Daiane expressou a alegria da filha, que estava visitando a Centro no momento da entrevista

Escute a entrevista da mãe, Zenilda e da professora Sandra, coordenadora do Centro de Ginástica Artística de T. Borba