São três municípios de uma mesma Regional de Saúde que ele marca como secretário da pasta
2017-09-01 às 04:39:14) O secretário Municipal de Saúde de Reserva, Cláudio de Souza, foi o entrevistado do site Oberekando na última terça-feira. Ele que até dezembro do ano passado tinha essa mesma função na cidade de Telêmaco Borba, num bate-papo, falou dos desafios de seu terceiro legado nesta profissão.
“Já virou uma missão, já virou uma situação de vida. Eu, agora dia primeiro (nesta sexta-feira) completo 20 anos de saúde pública, em uma história que começou em Ortigueira onde fui secretário por sete anos, e depois em Telêmaco Borba e depois recebi o convite do prefeito Neto aqui. Encarei como uma nova missão estar aqui com essa população. Dar o melhor da gente, dar o melhor daquilo que com o tempo a gente vem capitalizando de conhecimento”, referindo-se a essa área.
A realização das prés-conferências e em seguida a Conferência de Saúde, as conversações com a Câmara de vereadores, bem como visitas à zona rural e os distritos foram as atitudes primeiras de Cláudio, além de escutar a população naquilo que ela deseja que seja executado neste setor durante a gestão do prefeito Neto. Foram algo em torno de 70 à 80 propostas. O Plano Municipal de Saúde está praticamente pronto e à partir daí, conforme ele, se tem um farol e sabe aonde se quer chegar. Existem, informou ele, unidades de saúdes quase há setenta quilômetros da sede do município. “Uma extensão geográfica muito grande e cada local desse tem que ser visto de uma forma diferente”.
Ao referir-se à liberdade de trabalho dada pelo prefeito Neto, à sua secretaria, falou que felizmente sempre teve essa felicidade, tanto em Ortigueira, em Telêmaco Borba com o prefeito Gibson, e com o prefeito Neto não está sendo diferente, lembrando o quinto mandato do reservense no Executivo, ao citar a experiência do administrador.
As principais ações elencadas por Cláudio, de sua secretaria são a contratação de médicos, onde o processo de chamamento foi encerrado na segunda. “Temos nove médicos que pretendem vir trabalhar aqui em Reserva”. Também a reforma das unidades de saúde (UBS), onde já existe boa parte dos recursos. A aquisição de veículos é alvo também. No início de gestão, outro empenho do secretário foi nos processos licitatórios, para repor almoxarifado.
RETROSPECTIVA DOS 20 ANOS DE DEDICAÇÃO À SAÚDE
Tudo começou na recepção do Hospital São Francisco, em Ortigueira, para hoje estar na terceira gestão como secretário de Saúde, e nos municípios de uma mesma Regional de Saúde (referindo-se à 21ª). Em 1998, foi capacitado como agente de combate à dengue, que hoje é o agente de combate de endemias. “Nessa capacitação eu lembro bem, que estava o João Carlos que era secretário aqui, e a Mari e seu Aparício. Hoje nós nos encontramos aqui novamente: A Mari como coordenadora dos agentes de combate à endemias e seu Aparício na Vigilância Sanitária, vinte anos depois”.
Souza elencou a alegria de estar recebendo à população de Reserva. “Das três gestões que eu participei, aqui não está sendo diferente. O Neto quando me chamou, e que eu fui na casa dele, ele me disse assim: ‘Eu quero que atenda bem as pessoas... eu quero que atenda bem quem mais precisa’. Quando ele falou isso pra mim, eu disse: ‘Estou em casa!’”.
A entrevista foi encerrada de forma festiva, com o secretário empunhando o certificado que lhe conferiu o Conselho Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, a Moção de Aplauso, que foi pra ele um dia de muita emoção.