ONLINE
6




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


CLÁUDIO DE SOUZA COMEMORA 20 ANOS NA SAÚDE
CLÁUDIO DE SOUZA COMEMORA 20 ANOS NA SAÚDE

São três municípios de uma mesma Regional de Saúde que ele marca como secretário da pasta

d

2017-09-01 às 04:39:14) O secretário Municipal de Saúde de Reserva, Cláudio de Souza, foi o entrevistado do site Oberekando na última terça-feira. Ele que até dezembro do ano passado tinha essa mesma função na cidade de Telêmaco Borba, num bate-papo, falou dos desafios de seu terceiro legado nesta profissão.

 “Já virou uma missão, já virou uma situação de vida. Eu, agora dia primeiro (nesta sexta-feira) completo 20 anos de saúde pública, em uma história que começou em Ortigueira onde fui secretário por sete anos, e depois em Telêmaco Borba e depois recebi o convite do prefeito Neto aqui. Encarei como uma nova missão estar aqui com essa população. Dar o melhor da gente, dar o melhor daquilo que com o tempo a gente vem capitalizando de conhecimento”, referindo-se a essa área.

A realização das prés-conferências e em seguida a Conferência de Saúde, as conversações com a Câmara de vereadores, bem como visitas à zona rural e os distritos foram as atitudes primeiras de Cláudio, além de escutar a população naquilo que ela deseja que seja executado neste setor durante a gestão do prefeito Neto. Foram algo em torno de 70 à 80 propostas. O Plano Municipal de Saúde está praticamente pronto e à partir daí, conforme ele, se tem um farol e sabe aonde se quer chegar. Existem, informou ele, unidades de saúdes quase há setenta quilômetros da sede do município. “Uma extensão geográfica muito grande e cada local desse tem que ser visto de uma forma diferente”.

Ao referir-se à liberdade de trabalho dada pelo prefeito Neto, à sua secretaria, falou que felizmente sempre teve essa felicidade, tanto em Ortigueira, em Telêmaco Borba com o prefeito Gibson, e com o prefeito Neto não está sendo diferente, lembrando o quinto mandato do reservense no Executivo, ao citar a experiência do administrador.  

As principais ações elencadas por Cláudio, de sua secretaria são a contratação de médicos, onde o processo de chamamento foi encerrado na segunda. “Temos nove médicos que pretendem vir trabalhar aqui em Reserva”. Também a reforma das unidades de saúde (UBS), onde já existe boa parte dos recursos. A aquisição de veículos é alvo também. No início de gestão, outro empenho do secretário foi nos processos licitatórios, para repor almoxarifado.

 

RETROSPECTIVA DOS 20 ANOS DE DEDICAÇÃO À SAÚDE

Tudo começou na recepção do Hospital São Francisco, em Ortigueira, para  hoje estar na terceira gestão como secretário de Saúde, e nos municípios de uma mesma Regional de Saúde (referindo-se à 21ª). Em 1998, foi capacitado como agente de combate à dengue, que hoje é o agente de combate de endemias. “Nessa capacitação eu lembro bem, que estava o João Carlos que era secretário aqui, e a Mari e seu Aparício. Hoje nós nos encontramos aqui novamente: A Mari como coordenadora dos agentes de combate à endemias e seu Aparício na Vigilância Sanitária, vinte anos depois”.

Souza elencou a alegria de estar recebendo à população de Reserva. “Das três gestões que eu participei, aqui não está sendo diferente. O Neto quando me chamou, e que eu fui na casa dele, ele me disse assim: ‘Eu quero que atenda bem as pessoas... eu quero que atenda bem quem mais precisa’. Quando ele falou isso pra mim, eu disse: ‘Estou em casa!’”.

A entrevista foi encerrada de forma festiva, com o secretário empunhando o certificado que lhe conferiu o Conselho Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, a Moção de Aplauso, que foi pra ele um dia de muita emoção.