ONLINE
10




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Colégio José de Anchieta de Telêmaco
Colégio José de Anchieta de Telêmaco

Comunidade escolar desenvolve diversos projetos

anch

 

Professoras, estando Nilda à esquerda

O Colégio Estadual Padre José de Anchieta, que é dirigido pela professora Vera Alba Soares, tem cerca de 500 alunos no total dos dois turnos – manhã e noite, e está localizado na Vila Osório.

Diversas atividades são desenvolvidas pela instituição, como na data de ontem, quarta-feira (21), a palestra sobre Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), ministrada pela enfermeira Irene Zanetti, da 21º Regional de Saúde, coordenada pelas professoras de Ciências e voltada aos alunos dos 8º e 9º anos e alguns alunos com mais idade, do 7º. Ações como o contra-turno com Português e Matemática , ofertado no período da tarde,  e o projeto de leitura “Viajando pelo mundo” são outras iniciativas da escola.

Gincanas durante o ano letivo são de responsabilidade das professoras Tânia Eliane do Amaral Gonçalves e Adriana Cristina de Oliveira Santos. “As gincanas tem o cunho esportivo e cultural, além da socialização, do respeito às regras e do companheirismo, acrescentado do bem estar pela prática de atividades físicas”, disse Tânia. Já, a professora Adriana lembrou que nesta disciplina ocorre tanto a teoria como a prática. “É o movimento do corpo, mas também o conhecimento da qualidade de vida, e ‘para toda vida’, não se restringindo apenas para dentro da escola”.

Outro projeto de grande relevância, conhecido no José de Anchieta, e como parte do PDE, é o “Despertando o hábito da leitura através das HQ´s”, que é desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Nilda Regina de Camargo. Por ele, as histórias em quadrinhos ganham a sala de aula, do sétimo ano, onde são encontradas, pelas tiras, as histórias, que são analisadas. O tema escolhido para a abordagem foi “família”. Nilda explica: “Escolhi o personagem Calvin, além do urso Haroldo, criados por Bill Waterson, e já a propósito busquei a família por ser uma área latente que influencia diretamente o desenvolvimento da Educação e os valores”. O trabalho proporcionou, segundo ela, uma comparação entre o filme e os quadrinhos, além de ser estudada a linguagem não-verbal.  Ainda dentro do projeto os alunos farão uma dramatização e exporão um painel onde vão destacar imagens do filme, relacionando-as com os quadrinhos pertinentes.

Na abertura da fase macrorregional dos Jogos Escolares, comemoram as professoras de Educação Física, a responsabilidade da apresentação artística será do Colégio Anchieta.

Como projeto, a professa da instituição, Rose Messias, de História, desenvolveu o blog Imigrantes: Refletindo e escrevendo nossa Cultura, trabalho este das equipes multidisciplinares. Confira: http://projetoimigrantescepja.blogspot.com.br/