ONLINE
13




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Coleta de lixo eletrônico no dia 24, no Furtadão
Coleta de lixo eletrônico no dia 24, no Furtadão

Ong londrinense fez parceria com Acitel e Prefeitura e fará recolhimento em Telêmaco

recicl

 

Está marcada para o próximo dia 24, a campanha de coleta de lixo eletrônico em Telêmaco Borba. Estará à frente do trabalho a Ong de Londrina, E-lixo, e o local determinado para a entrega do material pela população e empresas, será o Ginásio Furtadão, no período das 09hrs ás 17 horas.

É comum a dor de cabeça ser grande quando o assunto é o acúmulo desse tipo de lixo. Mas, numa parceria com a Acitel e apoio da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, o alívio vem no que diz respeito a isso.

Fundada em 2008, a ONG E-Lixo dá destinação correta a materiais eletrônicos, desenvolvendo a consciência ambiental. Para ter-se uma ideia, a parceria com a população gera, mensalmente, a arrecadação de 60 toneladas de lixo eletrônico, com atendimento à 35 cidades. Em sua rede social a E-lixo informa que cerca de 90% do material descartado são computadores, mas a entidade recebe também ferro de passar, impressoras, entre outros produtos. Presidida por Alex Gonçalves, esse observa que tem aumentado à consciência ambiental da população, compreendendo a importância correta do descarte desse tipo de lixo. Prova dessa realidade são as médias de seis a oito toneladas arrecadadas no ano de fundação, 2008, para as cerca de 60 atualmente.

A E-Lixo reaproveita aquilo que é possível e após feito conserto, doa à instituições, ou então, vende. O produto que não pode ser reaproveitado é desmontado, separado por categorias e vendido a indústrias como matéria-prima. Como não recebe recursos públicos, a ONG consegue se sustentar das coletas que ela faz.

Apenas um alerta faz a ONG: “Não coletaremos tubos de vidro de monitores de TV e CRT”.