ONLINE
64




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Com quinto mandato, Cesinha falou ao Oberekando
Com quinto mandato, Cesinha falou ao Oberekando

Presidente da Câmara, ele se reuniu recentemente com o prefeito e vice, e comando da PM e Conseg

 X

2016-10-14 às 13:26:01) O presidente da Câmara Municipal de Telêmaco Borba, Mário Cesar Marcondes, que inclusive conquistou no último dia 02, o seu quinto mandato, aliás, tendo já em dois desses, a oportunidade de exercer a liderança do Poder Legislativo, falou com exclusividade ao Oberekando.

s

“Minha principal preocupação é com o orçamento público”, explicou. Neste sentido, ele se reuniu com o prefeito eleito, Márcio Matos, a vice, Rita Araújo, juntamente com a Comissão de Economia, Orçamento e Fiscalização da Casa de Leis, além dos controladores do Executivo e também Legislativo. “Passamos a eles as metas a serem atingidas na gestão de Luiz Carlos Gibson”.  De acordo com Cesinha, a primeira coisa perguntada pelo futuro chefe do Executivo, foi pela guarda municipal, onde foi o informado que para isso, dentro do PPA (Plano Plurianual) está reservado 1 milhão e 400 mil para tal. “Em três horas de reunião, passamos um Raio X – as prioridades de TB. Teremos uma segunda reunião nesse sentido e uma também com o prefeito Gibson”.

 

COMANDO DA PM E CONSELHO DE SEGURANÇA

s

Enquanto discutiam, chegaram à Câmara e muito oportunamente foram convidados a compor a reunião, o tenente-coronel Mauro Rolim de Moura – comandante do 26ª Batalhão da Polícia Militar, e o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Carlos Alberto Rodrigues, sendo que o primeiro passou a todos um retrato da PM no município, e que já estão nas ruas da cidade, de dois a dois e armados, os soldados alunos da Escola Militar, bem como que a formatura destes, em sua totalidade, deverá acontecer já em janeiro. Marcondes frisou que tanto ambos, assim como ele e o vereador Toto, o prefeito Gibson, representantes do Ministério Público e da Klabin e a prefeita de Ortigueira, foram recebidos recentemente pelos comandantes estaduais das Polícias Militar e Civil, em Curitiba, para discussão, não só das necessidades eminentes de T.Borba neste quesito, como exposição por parte deles, do que a cidade pode aguardar do Estado, em medidas práticas.

Das sobras da Câmara, inerentes à verba enviada do Executivo para o Legislativo, e que anualmente é direcionada um setor a recebê-las, será visto com o Tribunal de Contas do Estado a melhor forma de que a Polícia Militar a tenha, para investimentos em seu melhor aparelhamento, bem como à Civil. Ainda de acordo com o vereador, o que se pratica hoje é o princípio da continuidade, e nesse sentido, questionado pelo Oberekando, afirmou que a construção do IML é de interesse do novo prefeito.

 

NOVOS VEREADORES E LEGISLATURA

Antes de atender ao site, ele estava reunido com mais um dos novos vereadores eleitos.  “Tenho me reunido com eles e falado da união, e que possamos pensar na instituição Poder Legislativo”.

Outra lembrança do presidente foi quanto ao horário em que se realizam as sessões ordinárias, que antes eram às 20 horas das segundas-feiras. “Não vinha quase que ninguém à Câmara”, lembrando da ausência da população em plenário. Com o novo regimento que vem sendo elaborado, uma das mudanças poderá ser no horário, que atualmente sendo 17:30, é visto por boa parcela dos telêmacoborbenses, como muito cedo. “Não temos que agradar com o horário das sessões, aos vereadores, mas sim à população!”. Epigrafou. Quando pedido que ele avaliasse o quadro de vereadores a assumir em 1ª de janeiro de 2017, sintetizou: “A cada legislatura que estamos tendo, há um crescimento muito grande: As pessoas vindo com vontade de mudança, de aprender e de ter participação”.

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM