“Mesmo sendo conhecedores dos índices, não podemos aceitar o rótulo de Cidade da Violência para TB”, disse o prefeito em exercício
2016-03-03 às 21:49:41) A tarde de hoje foi um marco à Telêmaco Borba, no que diz respeito à segurança pública. O governador Beto Richa oficializou e entregou ao comandante da até então 3º Companhia Independente da Polícia Militar de Telêmaco Borba, major Dirceu Kosloski, a sua transformação em 26º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Paraná.
O prefeito em exercício de Telêmaco, Dã Cortez, que em pronunciamento disse que a cidade não aceita ser rotulada pelos números que são demonstrados, como a cidade da violência, pois nela existe uma população honrada e trabalhadora , recebeu o secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita De Oliveira, também o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Maurício Tortato, além de outras autoridades, como o deputado Alexandre Cury e o presidente do IAP, Tarciso Mossato Pinto, Armando Klabin, presidente do Conselho da Klabin, e Fabio Schvartsman, que é presidente desta empresa, que receberam pelas mãos do governador a licença ambiental para o empreendimento Projeto Puma na ocasião assinada, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região.
Também foi anunciado na visita de que se encontra em fase final de abertura de licitação ao procedimento efetuado no ano passado no hall da prefeitura de Telêmaco no valor de R$ 2,5 milhões que trará a nova captação de água bruta do Rio Tibagi, sendo de 320 litros por segundo sia capacidade. Também quanto a Sanepar, a implantação do reservatório com capacidade de 500 metros cúbicos e a ampliação da rede de distribuição de água na Rua Campina Alta, bem como obras de melhoria nos dois reservatórios do bairro Alto das Oliveiras, no valor de mais de R$ 1,9 milhão, onde a licitação está prevista para o fim de março.
Em seu discurso, Dã exaltou que Telêmaco Borba pode ser chamada a cidade da fé, das oportunidades, e também da indústria. “Não aceitamos o rótulo e o título de uma cidade violenta e a prova é o que está acontecendo aqui”. Ele disse também: “Uma das armas mais eficazes contra a violência é a união”. Fazendo um comparativo com uma escala de um time, ele enumerou setores e pessoas que são responsáveis pela conquista do batalhão, e pediu num determinado momento aplausos ao prefeito Luiz Carlos Gibson. “Ele foi um soldado nessa batalha!”. Gibson está em viagem.
A ênfase do discurso do governador foi em torno dos avanços do Estado quanto às medidas adotadas em relação aos demais estados da federação, do relevante papel das indústrias Klabin que traz o maior investimento privado do Brasil para essa região, pela unidade do Projeto Puma, em Ortigueira, e claro, a importância da implantação do 26º Batalhão da Polícia Militar em Telêmaco Borba.
Os vereadores de Telêmaco Borba, encabeçados pelo presidente do Legislativo, Mário Cesar Marcondes, se reuniram privativamente com o governador e autoridades da área de Segurança e entregaram-no um abaixo assinado da população, que pedia a implantação do batalhão.
A totalidade da ação hoje feita deve ocorrer durante este ano, pois se teve início com a chegada de 90 soldados da Escola de Polícia da corporação militar. Os próximos passos, segundo o próprio comandante em Telêmaco Borba, será a chegada de viaturas e armamentos. Paulatinamente vamos suprindo as deficiências, prestando excelência no serviço, que já prestamos à nossa sociedade”.
Representantes de órgãos estaduais em Telêmaco, como Roberto Amatuzzi, que é diretor da Regional de Saúde, Heber Diniz, do Detran e Sueli Martins, que é a chefe do Núcleo Regional de Educação, prestigiaram o evento.
Leia Também: