ONLINE
7




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Conselho Tutelar TB: Cerca de 500 atendimentos mês
Conselho Tutelar TB: Cerca de 500 atendimentos mês

Sidnei Rodrigues da Silva é seu presidente

FONTE: PMTB

s

2016-10-21 às 09:22:52) O Conselho Tutelar de Telêmaco Borba desde o final de agosto está com uma sede própria localizada na Praça da Casa da Cultura. O órgão que é um importante meio para o cumprimento dos Direitos das Crianças e Adolescentes faz aproximadamente 500 atendimentos por mês.

No novo espaço, de acordo com o presidente do Conselho Tutelar Sidnei Rodrigues da Silva, pode ser feito um trabalho humanizado com mais conforto e comodidade. "O ambiente é melhor e conseguimos ter mais privacidade para os atendimentos", destacou. Sidnei também relatou que o local oferece acessibilidade e um local com espaço verde e parque infantil. "Enquanto as pessoas aguardam o atendimento, as crianças podem brincas no parquinho e se distrai na Praça", acrescentou.

O Conselho Tutelar atende com cinco conselheiros durante os dias úteis e nos finais de semana e feriados o atendimento é feito na forma de plantão.

Orientação, atendimentos de escolas e CMEis, acompanhamentos à crianças e adolescentes são alguns dos serviços realizados pelos conselheiros. No topo da lista está a evasão escolar de adolescentes, seguindo de solicitação de vagas em CMEIs. "Muitas crianças estão aguardando uma vaga, por estarem em vulnerabilidade social, precisam ingressar no CMEI, nós verificamos a situação e encaminhamos para a Secretaria Municipal de Educação", explicou.

Uma média de cinco medidas socioeducativas por mês, de acordo com Sidnei. Nesse processo, o adolescente é encaminhado para um Centro de Socieducação (Cense) no Estado que disponibilizar a vaga. "Nós temos que acompanhar o menor até o município, geralmente para Laranjeiras do Sul", comentou.

Na avaliação do presidente, a demanda no Conselho Tutelar é grande, além dos atendimentos é função do Conselho dar respostas ao Ministério Público, ao Projudi e a Vara da Infância.

A nova sede do Conselho Tutelar de Telêmaco Borba foi entregue no dia 29 de agosto pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A construção tem aproximadamente 190 metros quadrados e tem sala de recepção, cinco salas individuais para os conselheiros, uma sala de atendimento e reunião, uma sala para a equipe técnica (psicólogo e assistente social), três banheiros, depósito, cozinha e estacionamento privativo.

 

Capacitação

No próximo dia 25, os conselheiros participam de um curso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), no Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro outra capacitação do Sistema de Garantia de Direitos também no Campus.

 

Leia Também:

CONHEÇA AS VITÓRIAS DA AVTB E A PATROCINE VOCÊ TAMBÉM