Aplicação foi exposta em Audiência Pública
FONTE: PMTB
2018-05-29 às 07:19:43) A Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou dia 22 de maio, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública de Saúde referente ao 1º Quadrimestre de 2018.
As apresentações foram promovidas, em âmbito financeiro, pelo contador geral Agostinho Romão e das ações de prestação de serviços à população, pela chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes Lopes.
Participaram da audiência o secretário de Saúde, Dr. Ede Pukanski, o chefe da 21ª Regional de Saúde, Edson Ferreira, os vereadores Maurício de Castro, Marquinho Almeida e Elis Saldivar.
Conforme explanação feita pela Contadoria Geral do Município, a Prefeitura aplicou o montante de R$ 18,85 milhões no quadrimestre, o que representa o percentual de 20,92.
AÇÕES EM SAÚDE DE JANEIRO A ABRIL DE 2018
O relatório de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde nos quatro primeiros meses deste ano apontou que na atenção primária foram prestadas 35,5 mil consultas médicas, 3,8 mil consultas de enfermeiros, 130 mil procedimentos de enfermagem e 41,3 mil atendimentos de farmácia.
SELO BRONZE - Destaque neste período foi a obtenção do Selo Bronze, conferido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora de Fátima e Jardim Bandeirantes.
TESTES E EXAMES - No período houve a realização de 5,6 mil testes rápidos para verificação de HIV, sífilis, Hepatite B e C. E aplicadas 19,6 mil doses de imunobiológicos
No trabalho de PREVENÇÃO A SAÚDE DA MULHER, 1,2 mil exames de colo de útero, além de 1,7 mil consultas de ginecologia.
SAÚDE BUCAL - As equipes de saúde bucal, em ações coletivas nas escolas municipais, através do Programa Saúde na Escola e Programa de Fluoretação prestou cerca de 4,4 mil atendimentos, 5,4 mil escovações desenvolvidas com alunos em escolas e cmeis. Foram realizados também 1,4 mil exames clínicos e 2,3 mil restaurações no atendimento à população.
Destaque para a IMPLANTAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL na UBS do Parque Limeira Área 6, e a aquisição de novos aparelhos odontológicos para as UBSs do Centro, Santa Rita, do Parque Limeira Área 6, Marinha, Vila Esperança, Jardim Bandeirantes e a Clínica Odontológica do Bebê.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA - A Vigilância Sanitária procedeu 309 inspeções, 100 cadastros, 86 licenciamentos, 56 atividades educativas, entre 307 serviços em gerais.
Foram noticiados 27 CASOS DE DENGUE, sendo um caso confirmado (importado) e 26 descartados. Não houve notificação de Zika e Chikungunya.
TABAGISMO - O Ambulatório de Controle ao Tabagismo prestou 190 consultas e 19 atividades em grupo e reuniões.
OUTROS ATENDIMENTOS importantes em saúde foram desenvolvidos: a Pediatria prestou 690 atendimentos médicos, a fisioterapia atendeu a 18,6 mil sessões e o Centro Regional de Especialidades atendeu a 9,4 mil consultas médicas.
A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONTATOU O REGISTRO DE 134 ÓBITOS prematuros de 30 a 69 anos pelo conjunto das quatro principais doenças do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas e registrou-se 392 nascidos vivos em Telêmaco Borba.