Procon de TB tem feito constante fiscalização se prioridade vem sendo obedecida
Um caso de reclamação de um cliente com necessidade especial em relação a um supermercado, que foi levado ao Procon de Telêmaco Borba, reacende a questão se os direitos das pessoas com necessidades especiais estão se fazendo valer na cidade.
O Oberekando mostrou em matéria anterior que as vagas de estacionamento, não só para os portadores de deficiência, mas também para idosos, são ocupadas com frequência por condutores que nada tem a ver com esse grupo. Inclusive por vezes, carros oficiais, como foi o caso de um da Copel, com pessoas do escalão administrativo em frente à Caixa, recentemente.
Na vitória conseguida pelo consumidor desta feita, a atuação do Procon foi imediata e contou com toda a prestatividade deste órgão, no caso. A reclamação foi pela falta de prioridade no atendimento nos caixas de um supermercado da cidade. Ricardo Morbi, que coordena o Procon em Telêmaco explicou que na audiência, “ os responsáveis pelo estabelecimento já comunicaram que fora feita a regularização dessa forma de atendimento”.
Vale lembrar que nos casos como esses, as prioridades são ara as pessoas com necessidades especiais, idosos, gestantes e mães com crianças de colo. Isso atende a Lei 1776, Decreto 18.873, do dia 28 de junho de 2012. Além disso, existem outras citações em Lei para o caso.
Leia também:
- Procon de Telêmaco Borba alerta aos cuidados durante e pós-compras
- Estacionamento para idosos e deficientes é tomado por demais condutores