Também a inauguração da Upa e atrações culturais
2015-11-23 às 13:17:04) O Ato Devocional dessa segunda-feira trouxe como pauta a instalação da central de monitoramento por câmeras, ao qual está se pedindo à empresa, até o dia 10 o seu funcionamento, até para que incida com um maior movimento devido ao final de ano. “Com o sistema, traremos maior sensação de segurança à nossa população”, disse Altamir Ramos, que comanda a Secretaria Geral de Gabinete, e o próprio Devocional. O sorteio do IPTU Premiado foi outra abordagem: Neste próximo sábado (28), às 10 horas na Praça da Casa da Cultura, onde outra atração será também a exposição de carros antigos. Secretário municipal de Finanças, Benedito Júnior afirmou: “Já sentimos reação do contribuinte em quitar seus compromissos”. Isso, e também uma forte adesão ao Refis, justificam o investimento de 60 mil reais de premiação, que inclui um carro 0Km, segundo ele.
No dia 22 de janeiro está prevista a inauguração da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, e conforme o secretário Cláudio de Souza, no começo do expediente do dia seguinte, o início de seu funcionamento. Ele salientou que, automaticamente, o atual prédio onde se encontra o Pam deixará de atender, para se seja feita reforma geral, e com verba que já está garantida na LDO de 2016. “Muda-se a sigla, mas não o atendimento”. Ele noticiou aos presentes, que via Estado, já se iniciaram as cirurgias eletivas e que estão sendo feitas pelo Hospital Dr. Feitosa. Neste mesmo aspecto, completou que é de responsabilidade do município os exames que antecedem esta realização. Altamir acrescentou que as pequenas cirurgias serão encaminhadas pelo Centro Regional de Especialidades.
No Devocional, ao lado da chefe de Cultura, Tereza Gonçalves, estavam Wallerson Pinto Ribeiro (18) e Vinicius Schmidt Ribeiro, que com a composição “Meu caminho”, foram vice-campeões na categoria no Festival Gomarábica.
Ao usar da palavra, o prefeito Luiz Carlos Gibson disse da questão segurança na cidade, e exaltou o Telêmaco Borba Digital, que traz internet a baixo custo à municipalidade e gratuita à população. Ao receber o prêmio “Prefeito Inovador 2015”, por esse projeto, ele recebeu convites de várias localidades do Brasil para expor essa iniciativa. “O pessoal do Nordeste quer que a gente leve essa ideia a eles, pois lá se paga fortuna por esse atendimento”. Gibson disse também do Festival Gomarábica e do musical da Rede Municipal de Educação, devido a elogios que recebeu de um doutor em Música, que é professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e que afirmou ser o porte dessas atrações de Telêmaco, digno de serem levadas à todos os lugares.