ONLINE
9




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


Dia 23 inicia-se a vacinação contra Gripe
Dia 23 inicia-se a vacinação contra Gripe

Todas as Unidades de Saúde terão a dose

FONTE: PMTB

 d

2018-04-19 às 10:30:05) A Campanha Nacional de Vacinação da Influenza 2018 começa na segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho. As 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Telêmaco Borba estarão disponibilizando a vacina.

No município são aproximadamente 20 mil pessoas que poderão receber a dose.

No sábado, 12 de maio, será realizado o Dia D da campanha, dia em que todas as UBSs ficarão abertas exclusivamente para a vacinação.

Como todos os anos, apenas os grupos prioritários serão vacinados. Entre eles as crianças de 6 meses a 4 anos (11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, professores (apresentando declaração assinada pelo diretor da escola), indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas (apresentando receita médica).

A dose é contraindicada apenas para quem apresentou reação anafilática em doses anteriores ou tenha alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações e mortalidade decorrentes de infecções pelos vírus da gripe e evitar outro surto da doença. Por isso, é necessário que todos que integram o público-alvo vão até uma Unidade de Saúde para a imunização.

Além da vacina, alguns cuidados devem ser adotados pela população. Entre eles a necessidade de lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou passando álcool 70. É importante cuidar ao falar e tossir perto de outras pessoas e nunca tossir colocando a mão na frente da boca, mas próximo do cotovelo para evitar que as mãos toquem em outras superfícies e as contamine.

Outra orientação e que as janelas sejam mantidas abertas para garantir a circulação de ar, principalmente em locais com aglomeração de pessoas.