ONLINE
72




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Diga não à manipulação. Artigo de: Edivaldo Oberek
Diga não à manipulação. Artigo de: Edivaldo Oberek

Diga não à manipulação! Não sejamos reféns da Poderosa!

Artigo de: Edivaldo Oberek

 

Ser jornalista que tenta isenção em período eleitoral por vezes, é ser acusado de deixar de apoiar ou estorvar esse ou aquele candidato. Confesso aos telêmacoborbenses que tento; desde que iniciei minha atuação na área, em 1997, em Jandaia do Sul, manter-me neutro de um apoio no veículo que trabalho, em relação a candidatos. Sempre fui respeitado nesse meu comportamento. Na minha cidade então, óbvio que ser mais respeitado ainda; será o normal.

Entre isso, e deixar de alertar para um pecado, ou crime nacional, ou como vocês queiram chamar, cometido pela Rede Globo nas eleições de 2012 à Prefeitura de São Paulo, seria omissão profissional minha, e não quero essa culpa em meus ombros.

Foi vergonhoso o papelão que a Rede Globo fez à antevéspera do primeiro turno na capital paulista. Sendo a cidade mais populosa da nação, e um termômetro ao País, sempre são esperados os calorosos e decisivos debates dos candidatos àquela prefeitura, por todos os brasileiros. Como percebeu que um determinado candidato, que essa emissora vinha persuadindo à população que era o melhor, estar na terceira colocação nas pesquisas, e ver Celso Russomano praticamente eleito, a poderosa da comunicação, - que nessa mesma capital, se apropriou de uma praça estendendo suas instalações a esse terreno público. Que para construir o Projac no Rio de Janeiro, até hoje não explicou o desmatamento de uma área de preservação ambiental -, essa poderosa da comunicação simplesmente alegou motivo fútil para não realizar o debate dos candidatos à prefeitura de São Paulo no último pleito.

Usurpadora que seja de nosso patrimônio que é o nosso próprio pensar, tentando nos colocar sua opinião goela abaixo, algo que não se pode negar, é seu poder de persuasão, a forma mais eficaz de ajudar ao candidato que ela FEZ GANHAR EM SÃO PAULO foi deixar de realizar o tão esperado debate. Não estou aqui difamando o ganhador. Estou sim, aqui, repudiando a atitude terrível da Rede Globo, de, com a não realização do debate nesse local, ter jogado no lixo toda a bonita trajetória do candidato Russomano, que até então, já estava praticamente eleito. Logo após a não realização do debate, em que ele estava mais que preparado, foi nítida a revolta dos brasileiros mais atentos, a essa manobra. Que possamos ficar atentos àquilo que a Globo tenta nos enfiar, goela abaixo!

(Pesquisa Datafolha a um dia da eleição em seu primeiro turno): Na véspera do primeiro turno, a última pesquisa Datafolha de intenções de voto em São Paulo mostra o candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, na liderança da disputa, com 28%. Em segundo lugar, o líder nas pesquisas até a última rodada feita pelo instituto, Celso Russomanno (PRB), marca 27%. O petista Fernando Haddad tem 24%.

Atente-se a última pesquisa e veja como estava a anterior: a penúltima, na capital paulista.Nesta última rodada de pesquisas, o Datafolha considerou apenas os votos válidos - desconsiderando brancos, nulos e também os eleitores que afirmam estar indecisos. É assim que a Justiça Eleitoral divulga o resultado do pleito. Na sondagem anterior, que contabilizava as intenções de votos, Russomanno tinha 25%; Serra, 23%; e Haddad, 19%. 

 

Leia Também:

Após obter cancelamento de debate, Fidélix quer CPI contra Globo