ONLINE
8




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Diretores do IFPR falam do processo seletivo
Diretores do IFPR falam do processo seletivo

Ofertas são tanto para Ensino Médio Integrado como Superior

s

2017-09-08 às 14:04:43) No Instituto Federal do Paraná, o Oberekando esteve com os professores Karina Mello Bonilaure, que é a diretora geral, e Ronaldo Mendes Evaristo, como diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na pauta a abertura do processo seletivo e os avanços dessa importante instituição pública para Telêmaco Borba.

“Temos um momento importante no IFPR, que é a divulgação do processo seletivo. Estamos com as inscrições abertas para nossos cursos técnicos e superiores. Quando abrimos esse processo sabemos que causa muita curiosidade às pessoas, pois é um momento anual”, disse Karina.

A forma de ingresso será através de uma prova, e as inscrições que se iniciaram dia 1ª de setembro vão até 08 de outubro. “Os dois públicos são aqueles que já concluíram o Ensino Fundamental ou estão concluindo, e também os que querem iniciar o curso superior”.

Precedeu a entrevista um momento de boas-vindas da diretoria à novos colaboradores: Eles informaram que o planejamento comporta a chegada de novos servidores, tanto professores quanto administrativos e que vai até 2020 e com novos cursos. “Esta chegada dos profissionais faz parte também do início do curso de Programação de Jogos Digitais, e para 2019, de Engenharia Elétrica. Ronaldo Mendes explicou essa ampliação no atendimento, bem como que a quadra esportiva tem previsão de construção, e que se caminha para mais um bloco de salas de aulas. A estrutura é para 70 professores, 45 técnicos e 1200 alunos: Este é o padrão planejado ao IFPR.

Com estudantes de quase todas as cidades circunvizinhas, a professora disse que é missão do IF, com a interiorização, “não só trazer esse desenvolvimento local, mas regional”.   

Karina tem 25 anos de Magistério, além de pedagoga formada pela UFPR e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica do Paraná, e enfatizou da honra de participar da implantação do Campus de Telêmaco Borba.

“Nenhum curso do Instituto Federal do Paraná é pago: Todos os cursos são gratuitos. Tem uma taxa de inscrição que se é de 50 reais e que custeia o processo seletivo, mas quem não tem condições de pagar essa taxa pode recorrer a uma isenção até dia 18 de setembro.” Assinalou Karine, que por fim informou que 80% das vagas são reservadas visando a inclusão social, onde o alvo são alunos das escolas públicas. 20% são abertas à todos, que são as chamadas de ampla concorrência.

 

VIII MOSTRA DE CURSOS

e

No dia 14 de setembro o Campus Telêmaco Borba realizará a VIII Mostra de Cursos do IFPR. O evento tem por objetivo divulgar os cursos oferecidos pelo Campus e receber a comunidade nas instalações da instituição, e acontecerá das 15h00 às 21h00.