ONLINE
68




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Diretores do IFPR falam do processo seletivo
Diretores do IFPR falam do processo seletivo

Ofertas são tanto para Ensino Médio Integrado como Superior

s

2017-09-08 às 14:04:43) No Instituto Federal do Paraná, o Oberekando esteve com os professores Karina Mello Bonilaure, que é a diretora geral, e Ronaldo Mendes Evaristo, como diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na pauta a abertura do processo seletivo e os avanços dessa importante instituição pública para Telêmaco Borba.

“Temos um momento importante no IFPR, que é a divulgação do processo seletivo. Estamos com as inscrições abertas para nossos cursos técnicos e superiores. Quando abrimos esse processo sabemos que causa muita curiosidade às pessoas, pois é um momento anual”, disse Karina.

A forma de ingresso será através de uma prova, e as inscrições que se iniciaram dia 1ª de setembro vão até 08 de outubro. “Os dois públicos são aqueles que já concluíram o Ensino Fundamental ou estão concluindo, e também os que querem iniciar o curso superior”.

Precedeu a entrevista um momento de boas-vindas da diretoria à novos colaboradores: Eles informaram que o planejamento comporta a chegada de novos servidores, tanto professores quanto administrativos e que vai até 2020 e com novos cursos. “Esta chegada dos profissionais faz parte também do início do curso de Programação de Jogos Digitais, e para 2019, de Engenharia Elétrica. Ronaldo Mendes explicou essa ampliação no atendimento, bem como que a quadra esportiva tem previsão de construção, e que se caminha para mais um bloco de salas de aulas. A estrutura é para 70 professores, 45 técnicos e 1200 alunos: Este é o padrão planejado ao IFPR.

Com estudantes de quase todas as cidades circunvizinhas, a professora disse que é missão do IF, com a interiorização, “não só trazer esse desenvolvimento local, mas regional”.   

Karina tem 25 anos de Magistério, além de pedagoga formada pela UFPR e mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica do Paraná, e enfatizou da honra de participar da implantação do Campus de Telêmaco Borba.

“Nenhum curso do Instituto Federal do Paraná é pago: Todos os cursos são gratuitos. Tem uma taxa de inscrição que se é de 50 reais e que custeia o processo seletivo, mas quem não tem condições de pagar essa taxa pode recorrer a uma isenção até dia 18 de setembro.” Assinalou Karine, que por fim informou que 80% das vagas são reservadas visando a inclusão social, onde o alvo são alunos das escolas públicas. 20% são abertas à todos, que são as chamadas de ampla concorrência.

 

VIII MOSTRA DE CURSOS

e

No dia 14 de setembro o Campus Telêmaco Borba realizará a VIII Mostra de Cursos do IFPR. O evento tem por objetivo divulgar os cursos oferecidos pelo Campus e receber a comunidade nas instalações da instituição, e acontecerá das 15h00 às 21h00.