ONLINE
220




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Dr.Paulo Marcelo chefia o atendimento odontológico
Dr.Paulo Marcelo chefia o atendimento odontológico

Municipalidade tem diversas frentes e CEO é projeto que está em andamento

 d

2017-04-05 às 15:01:08) O entrevistado na manhã desta terça-feira foi o odontologista Paulo Marcelo Nocêra. Ele foi convidado no início da gestão, para assumir a chefia da Seção de Atendimento Médico Odontológico da Secretaria de Saúde de Telêmaco.

Aos 42 anos, de uma família com três irmãos e filho do ex-prefeito Paulo Cesar Nocêra, tem 20 anos de atuação e é formado pela PUC. “O meu desejo é este: ‘Oferecer um atendimento de qualidade, especialmente ao meu setor, odontológico, que seja disponível à toda a comunidade, em todas as unidades, abrangendo toda a população de Telêmaco Borba’”.

Ele disse que ficou muito feliz com o interesse do prefeito Márcio Artur de Matos e do secretário de Saúde, Ede Pukanski, em desenvolver um trabalho de odontologia, que ao seu ver, infelizmente, teve o setor certa estagnação nos últimos anos, não conseguindo acompanhar o desenvolvimento da área de saúde pública. No entanto, sua crença é que em breve a população tenha grandes novidades. Na entrevista abaixo, na íntegra, foi lembrado dos problemas enfrentados quanto aos compressores dos ambulatórios odontológicos até o ano passado, mas que estão superados.

 

PROGRAMAS EM AÇÃO

d

Entre as ações desenvolvidas por seu setor, o PSE é o Programa Saúde na Escola, onde as equipes de Saúde Bucal estão se dirigindo às escolas municipais com técnicas de escovação, palestras elencando a maneira de fazer higienização correta em casa. Está sendo feita a fluoretação para o fortalecimento da dentição das crianças.     

Outra iniciativa é a preocupação com a saúde do dente da criança, desde o nascimento, onde há uma primeira avaliação no primeiro mês de vida, nas UBS´s correspondentes à residência dessa, com toda a orientação aos pais. “A meta que a gente tem até o final da gestão é cárie zero em crianças de 0 à 5 anos”.

Nas tardes em que acontece nos bairros o Projeto Brincar, lá está também, permanentemente, uma equipe que deixa a criançada, e seus familiares, cientes de que a prevenção, é a ação!

 

PROJETO DO CEO JÁ ESTÁ PARA APROVAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Paulo lembrou que estava estudando, logo que recebeu o convite para a pasta, de como justificar o pedido para o prefeito, da implantação na cidade do CEO: Centro de Especialidades Odontológicas, mas qual sua satisfação quando partiu do próprio chefe do Executivo o empenho da equipe para que isso se torne realidade: “Paulo, como é que uma cidade como a nossa não tenha um Centro de especialidades, onde se ofereça tratamento de canal, cirurgias de siso, trabalhos em relação a odontopediatria e pacientes especiais?”, perguntou a ele Dr. Márcio.  O projeto já está pronto e foi encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde para a aprovação, e assim, seguir seu trâmite até chegar ao Governo Federal, detentor do programa.

 

PREVENÇÃO: TRANQUILIDADE AO PACIENTE, AUXILÍO AO PROFISSIONAL E BAIXA DE CUSTOS

Sendo a base de tudo, a prevenção facilita demais a vida do profissional, além dos custos dos tratamentos preventivos serem bem menores que dos curativos, conforme Nocêra.

Hoje, na concepção dele, não há pretexto para se descuidar da saúde bucal, pois existe pela municipalidade, o foco tanto à qualidade da mão-de-obra - do profissional, mas também em relação ao material que está sendo utilizado. “A preocupação que temos hoje é que nosso material seja muito semelhante ou até às vezes melhor que o utilizado pela iniciativa privada”. Ele falou também que é meta que todas as Unidades Básicas de Saúde tenham, aquelas que ainda não, o atendimento odontológico.

Nocêra informou que é determinado prioridade aos atendimentos de urgências e emergências, sem esquecer, no entanto, o respeito vindo dos pacientes, da observância da territorialidade (quando a situação suportar ir até esta): ou seja, que este procure o dentista da UBS próxima da residência dele.

 

CUIDADOS DENTÁRIOS E A NÃO VULGARIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO

A higienização bucal após ingestão de doces e demais alimentos é de suma importância. Ele comenta isso. A concepção quase que não incomum do brasileiro de na primeira dor forte de algum dente, se queira já extraí-lo, foi outra citação. Por mais que isso será ao todo evitado pelos profissionais da área e que dentro das possibilidades se procure a melhor solução, nesse momento ele lembrou quão importante será a conquista ao se conseguir o CEO.  

 

APARELHOS ORTODÔNTICOS E MAU HÁLITO

Ao finalizar a entrevista Dr. Paulo Marcelo topicalizou a pedido do Oberekando, duas questões em voga: a, de certa forma, loucura de crianças e adolescentes, até por acharem fashion, do uso de aparelhos nos dentes, e também o pesadelo do mau hálito. Elencou que no primeiro caso existem aparelhos até sendo colocados em casa e comprados em lojas de importados. No segundo item, de que é pequena a incidência do mau hálito ser causado por problemas estomacais, contrariando o que muita gente pensa: em geral isso se dá pelo acúmulo de placas entre os dentes e a falta de escovação na língua.

ASSISTA A INTERESSANTE E ESCLARECEDORA ENTREVISTA ABAIXO:

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO