ONLINE
17




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


ESCOLHIDO NA CULTURA: Sirinho falou ao Oberekando
ESCOLHIDO NA CULTURA: Sirinho falou ao Oberekando

Sua vida, amor pela Música, formação, recuperação na saúde e orgulho por raízes de humildade

 d

2016-11-18 às 15:22:11) Sírio de Castro Ribas Júnior, ou o sempre conhecido Sirinho! Ele, que nasceu no dia 23 de novembro de 1965, e é cartorário e músico, foi o escolhido como chefe da Divisão de Cultura do município de Telêmaco Borba, pelo prefeito eleito e 02 de outubro, Márcio Matos.

Toda mudança de administração, ficam os burburinhos da escolha desse ou daquele assessor, e a cidade raramente ficou tão eufórica e satisfeita quando o nome de Sirinho veio a público.

Nos tempos em que era estudante da antiga Unidade Polo, hoje a Presidente Vargas, já se via o amor dele ao samba e à música. Já naquela época, era possível ver a carteirinha da Associação dos Músicos do Brasil. Componente do Conjunto “Os anjos do inferno”, aconteceu com ele algo incomum para que tivesse esse reconhecimento: Como era menor de idade, veio uma comissão da própria Associação à TB e lhe aplicou a prova que lhe deu o direito de pertencer a essa associação. Depois que terminou seu – ainda segundo grau e não como hoje o Ensino Médio – no Manuel Ribas, foi aprovado e por 10 anos foi músico militar na Aeronáutica. Ai vieram as graduações em Educação Musical pela Escola Belas Artes em Curitiba e também diversas especializações, sobressaltando-se “Estudos de Músicas Avançadas” em Buenos Aires, na Argentina.

Em entrevista completa abaixo, ele ressalta o trabalho feito pela atual chefe de Divisão, Tereza Gonçalves, e fala que deverá dar continuidade e procurar aprimorar. Sírio também adiantou que vinculação da Cultura deverá ser com a Secretaria de Educação, futuramente, e com essa, via alunos e escolas, fazer uma propagação cultural maciça.

f

d

A sua recuperação em termos de saúde foi outro dado citado na entrevista, bem como a gratidão por tantas orações. Sírio é casado com Mariana, que é artista plástica e economista. Isso, comenta ele, será de dentro de casa, uma ajuda voluntária ao seu desempenho diante do novo desafio, muito embora disse quanto à sua escolha: “Feliz, surpreso, porque sempre fui fiel à ideologia do Dr. Márcio, mas sem nunca me interessar por cargos”. Durante a entrevista estavam com ele, a sua irmã Loreane de Castro Ribas, que é formada em Direito Constitucional e também Cinema Digital, além de poeta e escritora: Tem a quem puxarem, pois a mãe deles, Lenir, era também escritora. O amigo Cesar Ferreira, empresário em Telêmaco, também com eles estava.