Pracinha da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial é homenageado pelo Dia da Vitória
Fonte: Ass Impr. PMTB
À direita o prefeito Luiz Carlos Gibson, ladeado pelo pracinha da FEB Francisco Prestes Celestino, o diretor do Tiro de Guerra subtenente Gerson dos Santos e o vice-prefeito pastor Dã Cortez.
Francisco Prestes Celestino, 93 anos de idade, residente em Telêmaco Borba há 5 anos, foi justamente homenageado nesta quarta-feira, 7 de maio, nas dependências do Tiro de Guerra, em alusão ao DIA DA VITÓRIA, celebrado em 8 de maio. Francisco, natural de São Jerônimo da Serra, foi pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A iniciativa partiu do Tiro de Guerra de Telêmaco Borba, sob a chefia do subtenente Gerson Luiz dos Santos e contou com a participação do prefeito Luiz Carlos Gibson, o vice-prefeito pastor Dã Cortez e dos 100 atiradores, além de membros da família do senhor Francisco, Célia Antônia Prestes Moreira (filha), Eudes Moreira (neto) e esposa Elza Maria de Moura Moreira; Bárbara e Catarina (bisnetas).
A solenidade foi composta pela Leitura da Ordem do Dia do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, relativo ao Dia da Vitória, canto da Canção do Expedicionário, pronunciamento de autoridades e relatos sobre a Guerra feitos pelo ex-combatente, Francisco Prestes Celestino.
Em alguns momentos da narrativa os atiradores e as autoridades puderam conhecer as dificuldades enfrentadas pelos valentes brasileiros no campo de batalha.
Entre as grandes barreiras, foi ficar por mais de um ano, enfrentando o rigoroso inverno europeu e com alimentação racionada.
DIA DA VITÓRIA, 08 de maio
Ao comemorarmos o dia de hoje, nos reportamos ao 8 de maio de 1945, quando ainda ecoa, nos quatro cantos do mundo, o grito de Vitória! Era a rendição do exército nazista, o fim da Segunda Guerra Mundial, mais amplo e cruel conflito da história da humanidade.