ONLINE
8




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Foram recebidos 5.287 itens eletrônicos sem uso
Foram recebidos 5.287 itens eletrônicos sem uso

Campanha de coleta de lixo eletrônico foi um sucesso neste sábado

eletr

Estará em andamento até às 17 horas deste sábado (24), no Furtadão, a campanha de coleta de lixo eletrônico em Telêmaco Borba. Está à frente do trabalho a Ong de Londrina, E-lixo, que tem a parceria com a Acitel e o apoio da Prefeitura Municipal.

Tendo recolhido vários objetos para entregar na coleta, Luiz Gastão teve o sentimento de contribuição com o meio ambiente. “Eu estava, inclusive, com dificuldade para descartar, e de forma adequada, esse material, e quando vi na Klabin o alerta, fiquei atento!”, explicou Luiz Gastão.

lix

Gastão, após ter feito a entrega na coleta

A chefe da Divisão Municipal de Meio Ambiente, Paula Tobera, que é engenheira química, disse que com essa campanha se evita que o lixo vá às ruas, mas sim tenha a destinação correta. “Os eletrônicos tem um grande potencial químico que prejudica a saúde das pessoas”, salientou. Já, a engenheira ambiental, Lorena Taborda Bonfim, acrescentou que esta primeira edição em Telêmaco está se dando por se ver a necessidade da destinação adequada, pois contendo muitos metais pesados, e não podendo ser depositados nos aterros, “eles estavam sendo jogados em fundos de vales e praças”. Além de esperar que outras edições desta natureza aconteçam, ela citou a Lei 12305, no Artigo 33, que denomina esse material como de logística reversa, cujo conteúdo do artigo reza que as empresas fabricantes é que teriam que se responsabilizar por recolher seus produtos, quando em desuso, como uma responsabilidade compartilhada. Presente ao Furtadão e auxiliando na coleta, o prefeito Luiz Carlos Gibson enalteceu a preocupação com o meio ambiente. “Isso poderia estar jogado em qualquer lugar, o que seria mal, porém todos estão aderindo nessa campanha, dando o destino correto.”

Material recolhido, e que o meio ambiente estará livre de seus poluentes:

No break 35, Projetor 15, Tv 253, Cpu 325, Impressora 250, Monitor 450, Telefone 230, Celular 450, Máquina de lavar 20, Vídeo game 50, Dsl 150, Placa mãe 500, Controle vídeo game 50, Receptor 150, Geladeira 1, Microondas 25, Aparelho de som 57, Leitor Dvd 98, Scaner 47, Estabilizador 165, Dvd 125, Teclado 243, Disk man 55, Notbokk 35, Aquecedor 44, Calculadora 115, Lanterna 45, Balança 9, Bateria no break 98, Controle remoto 160, Liquidificador 95, Caixa supermercado 25, Formo eletrico 8, Cafeteira 15, Ventilador 15 e Ferro de passar: 25. 

Foram no total, 5287 compomentes recolhidos. 

 

Ao fim da coleta, as palavras de Gibson

 

Pode ser que você queira ler:

- Lei 12305, no Artigo 33, que denomina esse material como de logística reversa , e ainda:

- Sesi faz parceria e promove o Projeto D´Volta