ONLINE
8




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


GRIPE: Saúde vacinou 4,2 mil pessoas
GRIPE: Saúde vacinou 4,2 mil pessoas

Telêmaco tem um público alvo de 20,5 mil pessoas aptas às doses

FONTE: PMTB

we

12-05-2015 às 11:27:51) Sábado, dia 9 de maio, foi o Dia D da Vacinação contra a Influenza (Gripe). Os números, porém não foram os esperados, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Telêmaco Borba.

Apenas 600 doses aproximadamente foram ministradas, envolvendo os grupos prioritários (crianças de 0 a menores de 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas) e pacientes crônicos.

A campanha de imunização iniciou no dia 4 de maio e se estende até o dia 22 deste mês.

Segundo Bianca Mitani, enfermeira da Vigilância, até o dia D, sexta-feira (8), haviam sido distribuídas 3,7 mil doses, e com o Dia D, sábado (9) outras 600 doses, totalizando 4,2 mil pessoas beneficiadas.

O público alvo de Telêmaco Borba é de 20,5 mil pessoas. Conforme preconiza o Ministério da Saúde a cobertura básica deve ser de 80%, o que representa 16,4 mil pessoas.

"Em 7 dias de campanha atingimos 20,48% do total do público que temos para ser imunizado. Estamos trabalhando na mobilização da população com comunicados nas escolas, ações no Hospital Dr. Feitosa, CCI, Aposte e no Centro Mãe Paranaense. A vacina é direito adquirida da população, mas é necessário que as pessoas procurem e não deixe para última hora", alerta Bianca.

A vacina encontra-se disponível nos 16 postos de saúde existentes no município, no horário das 8h às 11h30 e das 13 às 17h30.

Uma equipe de saúde está atendendo aos aposentados da APOSTE, das 8h às 16h.

Ações serão promovidas no CCI – Centro de Convivência do Idoso, Asilo São Vicente de Paula, APAE para que o máximo de pessoas possam ser imunizadas contra a Gripe.

"Não há contraindicação, exceto pessoas alérgicas ao ovo de galinha, ou que estejam resfriadas com febre alta. A vacina é eficaz e com ela esperamos ter menos problemas com pneumonias e outras doenças graves provocadas pelo vírus da gripe", acrescenta Bianca.

 

Leia Também:

DENGUE: TB TEM OITO CASOS E MAIS DOIS SUSPEITOS