ONLINE
14




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


I SEMINÁRIO: TB discute a Educação Integral

Hoje palestra com a Dra. Jaqueline Moll. Evento tem continuidade amanhã (26)

2018-04-25 às 21:04:32) No auditório da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba, na noite desta quarta-feira (25), foi aberto o I Seminário Municipal de Educação Integral.

Com as presenças de professores, diretores e demais engajados nessa modalidade, especialmente dos quatro estabelecimentos de ensino telemacoborbenses que já contam com o sistema de tempo integral, foi primeiramente apresentado a todos os componentes do Comitê Municipal de Educação Integral, onde aliás, faz parte o secretário de Gabinete, Luís Fernando Matos, e em seguida deu as boas-vindas a todos, a secretária Municipal de Educação, professora Rosimeyre Barbosa Siqueira Carneiro. Ela, em seguida, deu convidou para ministrar a palestra ´da noite, “Educação Integral, currículo integrado e desenvolvimento humano. Educação, democracia e projeto de nação”, a professora doutora Jaqueline Moll, que da Universidade Federal de Porto Alegre, é referência nacional na área, além de pesquisadora e escritora.

As alunas da Escola Municipal Leopoldo Mercer, com professor estagiário e professora, fizeram uma apresentação cultural, retratando Monteiro Lobato e Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Rosimeire agradeceu a todos que deixaram possível o ambiente para o evento, bem como toda a logística e organização. Ela também citou toda atenção e empenho que o prefeito Márcio tem em que a Educação Integral. “A Educação Integral é um caminho sem volta. Sabemos que é histórico, é prioridade e é plano de governo ampliar as escolas de tempo integral no município”, no entanto deixou latente que tudo será feito sem atropelos e com muita cautela e responsabilidade, com recursos, estrutura física e de profissionais, e por isso a importância da formação do comitê.

Dentre outros momentos de sua fala, Moll iniciou exemplificando a forma massiva com que a imprensa criticava o que se fez no Rio de Janeiro com Leonel Brizola, que fora o precursor, em termos de política pública com a implantação da Educação Integral, neste sentido comentando que se modelo tivesse tido continuidade, a realidade carioca poderia ser diferente daquilo que se estampa hoje nos noticiários, mas fez questão de enfatizar que o surgimento desse modelo não é mérito específico deste ou daquele governo.

A professora Elma Giane Assueiro Carneiro, chefe da Divisão de Planejamento de Ensino e Aperfeiçoamento, está também à frente do evento.