Você já parou para pensar na importância que este item tem?
FONTE: IDF
(Foto: Evelyn F. Coraiola)
2018-05-21 às 10:53:49) Apesar de algumas pessoas muitas vezes não prestarem tanta atenção, a alimentação é uma parte fundamental na recuperação de pacientes hospitalizados. No Hospital IDF, por exemplo, a nutrição de cada paciente é pensada separadamente, de acordo com sua patologia e suas restrições. “O nosso papel é fornecer assistência dietética e também promover a educação nutricional aos pacientes internados”, salienta Mariana Jesus, nutricionista responsável pelo Hospital.
Engana-se quem pensa que o trabalho destinado ao setor nutricional de um Hospital é somente preparar um cardápio e elaborar os alimentos. Esse setor é responsável por fazer a triagem dos pacientes, cuidar dos processos de produção do alimento, analisar as solicitações de dietas e coloca-las em prática, monitorar o estado nutricional dos alimentos e dos pacientes e garantir o cuidado personalizado. Por isso, é tão importante contar com uma equipe multidisciplinar dedicada e preocupada com o bem-estar do paciente, assim como é a equipe do Hospital IDF.
E você sabia que, mesmo na melhor das intenções, levar comidas de fora para pacientes internados pode causar sérios problemas?
Apesar de a alimentação ter bastante ligação com a sensação de conforto e prazer, e de os parentes quererem somente deixar o paciente internado mais confortável e menos tenso, a alimentação de forma errada pode dificultar a recuperação do paciente ou até mesmo piorar, especialmente em casos cirúrgicos. “A entrada de alimentos externos pode causar contaminação do ambiente e também intoxicação alimentar, além de causar a proliferação de insetos dentro do hospital”, conclui Mariana.
Lembre-se: tudo o que está dentro de um Hospital deve ser extremamente limpo e desinfetado. A entrada de coisas externas, pode ser um risco para todos que estão em estado mais vulnerável naquele ambiente.
LEIA TAMBÉM: