A Capital do Papel é também a capital da saúde para os 7 municípios da microrregião de TB
FONTE: IDF
2017-12-07 às 12:08:46) Telêmaco Borba, a Capital do Papel, também pode ser considerada a capital da saúde para os municípios pertencentes a microrregião por esta formada. O Paraná que possui 10 mesorregiões, divididos em microrregiões, conta com Telêmaco Borba como sede e o principal suporte de cidades como Ortigueira, Curiúva, Ventania, Imbaú, Tibagi e Reserva no quesito saúde.
Para atender a demanda desta população, o município conta com o Instituto Doutor Feitosa, Hospital privado credenciado a rede SUS, através dos programas HOSPSUS e a Rede Mãe Paranaense, que atende mensalmente, além dos particulares, mais de 600 internamentos/mês pelo Sistema Único de Saúde, com 108 leitos destinados exclusivamente a esse público.
A atuação nas áreas sociais e atendimento universalizado da microrregião de Telêmaco, está segura pela capacidade que o Hospital detém. Além disso, o IDF (Instituto Doutor Feitosa) é integrante da Rede de Referência do Estado quando se trata de atendimento à Gestantes de Risco Intermediário, ainda com a realização de procedimentos em diversas especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, cirurgia obstétrica e ginecológica, sem falar nos atendimentos clínicos e pediátricos em geral.
Pelo credenciamento ao SUS, o IDF presta atendimentos referenciados através da central de leitos para os municípios integrantes da 21º Regional de Saúde, Siate e Rodonorte. A importância de Telêmaco e de Instituições como o IDF para a comunidade da região é impossível de ser mensurada, mas digna de ser exaltada, afinal, o IDF é o Hospital da família Telemacoborbense, pois é onde maioria da população nasceu e se socorre durante toda vida.
LEIA TAMBÉM: