ONLINE
11




Partilhe esta Página

ACITEL

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


IFPR TB: desde 2010 ofertando Educação Tecnológica
IFPR TB: desde 2010 ofertando Educação Tecnológica

Karina era inicialmente diretora de Ensino,  e em 2011 assumiu a direção geral do campus de Telêmaco

drt

Dirigido pela curitibana, mas que já se considera telêmacoborbense, Karina Mello Bonilaure (40), pedagoga assumida e também com formação na área de tecnologia; o Instituto Federal do Paraná em seu campus em Telêmaco iniciou suas atividades em 2010. Até então diretora de ensino, Karina, em novembro de 2011 passou a responder em definitivo por toda a instituição.

Os IFPR´s foram criados por Lei Federal em 2008, e segundo ela, com a missão de ser diferente modelo de escolas técnicas ou universidades, com a principal proposta de inclusão social. Tanto assim, que 80% das vagas são disponibilizadas atendendo a esse público. A interiorização é outro diferencial. Quando na sua concepção, esta rede federal de educação tecnológica tinha 200 escolas abertas. Atualmente, o número passa de 600. Outro ponto, “a verticalização do ensino possibilita, por exemplo, que pessoas de baixa escolaridade e formação profissional, sejam oportunizadas”, explicou.

Os cursos técnicos são integrados ao Ensino Médio. Quanto ao corpo docente, Karina relata suas titulações, com mestres e alguns doutores, além de se possuir uma gama de recursos de infraestrutura, como laboratórios e salas de aulas de qualidade. Tudo isso de forma gratuita.

No Ensino Médio Integrado estão disponíveis as seguintes áreas: Automação Industrial, Mecânica Industrial, Informática para Internet. Já, com formação em nível superior: Licenciatura em Física, Tecnólogo em Automação Industrial e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O curso em Física é a mais recente oferta, cuja seleção dos candidatos terá inicio agora, e as aulas, em 2015.

O fato de estar localizado ás margens da Rodovia e não no centro da cidade, já é algo estratégico da instituição, que sempre passa por ampliação. Neste momento, por exemplo, já estão adiantadas as obras do novo centro administrativo, que será inaugurado ano que vem.

ifpr

Quando convidada a conclamar novos alunos, aos jovens interessados em ingressar no Instituto Federal do Paraná, campus de Telêmaco Borba, Bonilaure incita as pessoas que conheçam as oportunidades que elas estão tendo, e a concepção de que podem mudar a realidade de vida delas, pelo potencial humano e técnico que essas possuem.  “Há oportunidades e todos têm condições de tentar. Que os jovens sejam incentivados. Que eles olhem para a vida deles como oportunidades. Ao jovem adulto, que ele se veja estimulado a voltar a estudar, mesmo se num período como o noturno!”

 

Leia Também:

IFPR/TB OFERECE CURSOS EM DIVERSAS ÁREAS E NÍVEIS