ONLINE
9




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


IFPR/TB desenvolve triciclo para cadeirante
IFPR/TB desenvolve triciclo para cadeirante

Foram os alunos de Eletromecânica quem construíram

FONTE: PMTB/IFPT

s

2016-01-28 às 08:18:02) Uma atividade extracurricular de cinco alunos do curso de Eletromecânica do subsequente da noite do Instituto Federal Paraná Câmpus Telêmaco Borba (IFPR/TB) resultou em um triciclo para cadeirante. A ideia partiu do aluno Daniel dos Santos, que vendo a dificuldade de locomoção de um amigo cadeirante resolveu reunir os colegas Renato Rodrigues, Wellington Costa, Júlio Fernando e Rosnei Victor Cauã Santos para desenvolver o projeto, que depois de finalizado terá um destino certo: o amigo cadeirante do aluno Daniel.

Com o esboço do projeto em mãos, os alunos começaram a desenvolver, comprando material e fabricando as peças, para em aproximadamente 30 dias o veículo estar em movimento.

Segundo o professor mestre Márcio José Kloster, todas as peças foram feitas pelos alunos, somente o motor e parte do chassi são de uma moto biz. A prática do projeto começou em dezembro. "Começamos a trabalhar em dezembro, e o projeto está praticamente concluindo, faltando apenas o acabamento", relatou o professor. O projeto teve um custo de R$ 3.500,00, recursos dos alunos.

Márcio explicou que o triciclo permite que o cadeirante entre com a cadeira de rodas por uma rampa, trave a rampa e possa se locomover utilizando somente as mãos.

Para Márcio, a iniciativa dos alunos demonstra o interesse pelo aprendizado e, o Instituto e os professores são os meios para que os projetos possam sair do papel. "Nós incentivamos e ajudamos a desenvolver os projetos, com o objetivo de agregar conhecimento para os alunos e divulgar a instituição que é uma escola diferenciada e busca levar a tecnologia incentivando a criatividade", acrescentou.

A diretora do IFPR/Câmpus Telêmaco Borba, Karina Mello Bonilaure, destacou a importância da iniciativa dos alunos. "Projetos dessa natureza trazem benefícios para a comunidade e contribuem para o aprendizado. É uma busca de solução para melhorar e trazer mais qualidade de vida para as pessoas", enfatizou.

O prefeito Luiz Carlos Gibson aprovou a ideia dos alunos. "O projeto é muito interessante, principalmente porque tem uma preocupação em dar mobilidade para aqueles que precisam", frisou. O prefeito parabenizou os alunos pela iniciativa e os professores por incentivarem e ajudarem no desenvolvimento de projetos.

Para que o triciclo possa circular pelas vias públicas é necessária uma autorização da Polícia Militar e o condutor deverá usar o capacete.

 

Leia Também:

TELMO FALOU DA AGENDA ANUAL NO ESPORTE - Entrevista ao Oberekando foi no Minicentro, que recebe benfeitorias