Quinta-feira foi marcada por projeto de leitura e vacinação no Marcelino Nogueira
A Escola Estadual Marcelino Nogueira teve nesta quinta-feira (10), duas importantes atividades, uma pedagógica e outra de Saúde, envolvendo seus alunos.
A professora de Língua Portuguesa, Lucélia M. Souza de Oliveira, dentro da “Intervenção Pedagógica”, que é a realidade encontrada pelo cotidiano dos alunos paralelo á leitura, vem trabalhando o projeto “Apoio pedagógico ao processo de leitura”. Na proposta, as poesias de Helena Colody, até mesmo por ser paranaense e ter certa ligação com o foco proposto pela Secretaria de Educação dentro de todo Estado, que está centrado em Paulo Leminski.
A turma inserida é do sétimo ano que estuda a iniciação aos gêneros literários e, no momento, o “harcai”, escolhido para que se possa “tornar a leitura um prazer, e por ser curtinha e sintética”, explicou a professora. Ela disse ainda que o trabalho será amplo e abrangerá varal e recitação de poesias, confecção de um livrinho, e finalmente, a exposição de poesias á comunidade.
Outra iniciativa da escola, mostrando que o ambiente escolar vai muito além da sala de aula, foi à vacinação, por profissionais da área da Saúde, das alunas de 11 a 13 anos de idade, contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), que tem por objetivo prevenir as meninas contra o câncer de colo de útero.
A diretora do Marcelino Nogueira, professora Cintia Aparecida Anueiro, explicou que houve 70 alunas inclusas na faixa etária inserida na vacinação e apenas um caso de em que não se aplicou a vacina, porém, fora assinado um termo de recusa.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde teve a frente do trabalho à enfermeira Tatiana Rochinski, do PSF Alto das Oliveiras.