O Núcleo Regional de Ensino de Telêmaco Borba, que tem na chefia a professora Sueli Aparecida Martins, está acompanhando com satisfação as reformas das escolas estaduais dentro de sua jurisdição, com recursos repassados pela Secretaria de Educação do Paraná. São 150 mil reais aplicados em melhorias e reformas para cada uma, que são Presidente Vargas e Jardim Alegre em Telêmaco Borba, Colégio Estadual Vista Alegre em Ortigueira, Colégios Tancredo Neves e Terezinha Ladir em Imbaú, Colégios Alberto da Silva Paraná e Pedro Marcondes Ribas em Ventania. Desses, apenas o Vista Alegre iniciará as obras, pois os demais, já deram início. Sueli disse que o Núcleo tem feito muitas obras em Telêmaco, e que as melhorias na estrutura física das instituições resultam em ganho no ensino aprendizagem, “que é nosso principal objetivo”, explanou.
A diretora do Presidente Vargas, - um dos colégios estaduais beneficiados, professora Jussara Batista Sanches, ressaltou que a instituição está num reencontro. “A escola ocupa um lugar de destaque em Telêmaco e muitos dos profissionais de sucesso que atuam na cidade são daqui. Retomamos o clima de escola, de família Presidente Vargas com todos se sentindo inseridos, além da animação e reconhecimento da própria comunidade.”
O colégio está ganhando uma ampla cozinha e refeitório, além de demais melhorias. As paredes dos blocos, antes todas pichadas e irreconhecíveis, foram pintadas pela própria escola. “Algumas precisaram de até cinco mãos de tinta, tal o estado que estavam!”. No terreno onde no passado existia a horta, a atual diretora, que iniciou seu trabalho em setembro do ano passado no local, pretende transformar em campo de futebol de areia. Ela disse que deverá mais uma vez solicitar ajuda ao prefeito, que muito gentilmente já esteve na escola, e ao ajudar a instituição, conheceu a realidade daquele local.
O banheiro em reforma deverá, concluído, ficar como esse ao lado
As paredes, antes, todas pichadas e o terreno onde a diretora pretende adaptar a quadra de futebol de areia