Um tesouro a espera dos jovens
O Centro da Juventude de Telêmaco Borba conta com grande estrutura e atende 543 alunos, na faixa de idade entre 12 a 18 anos. Em 2014, de janeiro à abril, houve um recorde de matrículas em relação aos anos anteriores: “Foram 245 efetivadas”, comemorou a coordenadora do local, que também é psicóloga, Viviane Dias de Brito.
Um amplo anfiteatro, espaço de lutas diversas, biblioteca, sala de dança, que tem sido muito procurada devido à oferta da modalidade Free Step e que é dirigida pelos próprios jovens. Também laboratório de Informática, sala de música com aulas de violão e flauta, estúdio de rádio, arena de eventos, quadra poliesportiva e piscina fazem parte deste espaço com instalações de primeira qualidade. “A oferta do Estado do Centro da Juventude para Telêmaco Borba se deu pelo alto índice, na época, de vulnerabilidade”. Viviane explica que os fatores de vulnerabilidade levados em conta são os riscos sociais, a exemplo da condição financeira, ou também a prevenção ao envolvimento com drogas e a própria evasão escolar.
Algumas parcerias são feitas, como com o Instituto Federal do Paraná, que não dispõem de quadra poliesportiva e faz uso uma vez por semana, no noturno, do Centro da Juventude. Em contrapartida este tem do IFPR a certificação para os alunos de Informática. Já, com o Núcleo Regional de Ensino, existe o projeto Mais Educação, onde os alunos da Escola Estadual Custódio Neto fazem atividades no Centro, que ganha em compensação professores que aplicam aulas de esporte, dança, coral e flauta.
Coordenadora geral dos Centros de Convivência, que agrega o Centro de Convivência do Idoso e do Centro da Juventude, Cristiane Martins Delgado disse que existe o projeto que vem sendo estudado e deverá ser colocado em prática, como nome de “Asas”, onde será traçado o perfil profissional dos alunos inclusos no local, com as demandas do mercado, e a procura de parcerias para que esses sejam encaixados nas empresas. “A intenção principal do Centro da Juventude é trazer cidadania, convivência e formação. Esperamos conquistar esse público em Telêmaco”, expressou Viviane, informando que as inscrições aos jovens estão permanentemente abertas à medida que existam vagas nos diversos segmentos lá ofertados! Ela também informou que dentre as muitas apresentações do grupo de dança, uma delas será num encontro regional dos Centros da Juventude que acontecerá em Castro, que contará também com a cidade de São Mateus do Sul. O Centro é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente o pastor José Carlos Valentin.