Um tocar do hino e a emoção em estar de volta
Artigo: Edivaldo Oberek
O fato de muitos conterrâneos nesse momento estarem vivendo em outros países, por vezes dá a esses o direito, estúpido, lá fora, de fazerem chacotas, posts nas redes sociais e muito mais, a exemplo desses: “Brasil nunca mais”, ou “Brasil, que vergonha de ser brasileiro”, ou , o que realmente me doeu ler, vindo de um brasileiro, lá fora. “Brasil país de M...” Algo que temos e que prezamos, enquanto brasileiros, é nossa liberdade de expressão.
Ontem, na sexta-feira (02), no Furtadão, ao ouvir nossa banda executar o Hino Nacional, me encostei na grade que divide a quadra e arquibancada, e quase fui as lágrimas. Fiz questão de observar as mães, irmãs e avós dos jogadores mirins comendo unhas e ao seu modo, com o coração na mão e em pensamento, entrando em quadra no lugar dos pequenos... mas, orgulhosos! Escolinhas de futebol, mais as de campo, são comuns nos parques espalhados por Dublin, na Irlanda, onde morei por 4 anos e meio ... e pais também, orgulhosos! Mas, o jeitinho brasileiro de ser pai, torcedor, E ACIMA DE TUDO, “DE SER BRASILEIRO”, não tem igual!
“ALGUÉM PODERIA AVISAR ISSO PARA ESSAS PESSOAS QUE FAZEM ESSES POSTS! ELES ESTÃO, POR CERTO, TÃO EMBRIAGADOS COM UMA SUPOSTA VIDA FÁCIL ONDE VIVEM...” Me refiro, aos que estão renegando o País..., e não aos sérios e que nos orgulham, lá fora!
Tenho nojo das propinas, tenho nojo do JEITINHO que se estabeleceu em nosso País, mas, faço minha parte para evitar isso, e sim, denunciando isso também! Jamais, sendo desta nação, postarei asneiras! Nossos políticos, os descompromissados, amam nos ver passivos! Perdão por assim escrever: mas a batata deles está assando! Felizmente, com as recentes formas de prestações de contas em todos os setores públicos, exigidas por instâncias competentes, as coisas, aos poucos, estão se ajeitando! Estive lá fora, e fiz minha parte em AMAR O LOCAL QUE ESTAVA, mas jamais... jamais, CHUTAR O PRATO QUE COMI E QUE UM DIA VOLTARIA E ONDE NASCI: e aqui estou de volta, e feliz! Agora venhamos e convenhamos: é triste, por mais que sempre o Hino Nacional sempre vá fazer-me, quase chorar, saber que muitos brasileiros não o sabem cantar!... pior é ter que admitir: saber que a letra, apesar de linda, é complicadaaaaaaaaaa!