Evento comemora os 13 anos da Casa do Artesão de Telêmaco
Fonte: PMTB
Um evento especial, promovido pela Prefeitura, por meio da Assessoria Especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo, foi realizado nesta quarta-feira, 7 de maio, nas dependências da Casa para marcar a data, com atrações artístico-culturais e a presença de aproximadamente 150 pessoas.
O prefeito Luiz Carlos Gibson e o vice pastor Dã Cortez enalteceram a Casa do Artesão como um espaço para divulgar o artesanato e a própria história de Telêmaco Borba, pois o local recebe visita de pessoas de diversas partes do Brasil e até de outros países e ficam encantados com o que veem.
Para o secretário Altamir Ramos, a Administração Municipal sempre estará voltada ao desenvolvimento no município, enaltecendo o artesanato e o turismo como uma grande oportunidade de geração de emprego e renda.
Heber Diniz, assessor especial da Indústria Artesanal, Comércio e Turismo, disse sobre o desafio de estar à frente de um trabalho tão interessante e como o caso da fita tusa que tem sido um sucesso.
"Logo no primeiro ano, em 2013, pudemos, pela atenção do prefeito Gibson, revitalizar este local e motivar os artesãos a produzir, expor e comercializar sua arte, isso para nós é muito importante", alega Heber.
A vereadora Fátima Ribeiro acompanha e apoia o trabalho dos artesãos. Ela recordou que no início, antes de haver este espaço, nas campanhas de Doação de Sangue feitas pelo Hemepar em parceria com o programa de Rádio, oferecia o espaço para que expusessem sua arte.
A presidente da APROART - – Associação Pró-Arte Telemacoborbense, Maria Regina Leite, está na Casa do Artesão desde sua fundação, como instrutora e artesã.
"Este lugar é realmente a minha casa e de todos os artesãos, como deve ser a casa dos nossos telemacoborbenses e de todas as pessoas que vêm nos visitar, é um orgulho para nós comemorarmos este aniversário da Casa do Artesão", expressou a professora Regina.
AÇÕES QUE PROMOVEM O ARTESANATO
A Casa do Artesão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e apoio da empresa Kabin desenvolve um trabalho de aproximação das crianças da rede municipal de ensino com o artesanato telemacoborbense. O contato direto com as técnicas das artes aplicadas nas peças expostas na casa do artesão, confeccionadas por artesãos locais.
A implantação do trabalho, de inserção cultural e estímulo às técnicas artesanais, se resume basicamente da seguinte forma:
A Klabin cedeu às sacolas, as crianças a customizam, a princípio com desenho e pintura, e a casa do artesão partilha este trabalho com seus clientes. Ou seja, cada cliente da casa compra o artesanato, obra de um artesão telemacoborbense e leva junto à arte das crianças.
ATRAÇÕES
Um vídeo foi produzido com depoimentos de artesãos mostrando seus trabalhos.
Na cultura, o Ballet Neo Clássico, interpretado pela bailarina Luana Budske e a dança espanhola, pela professora da Escola de Dança Petite Ballerina, Camila Castellon abrilhantaram o evento e ganharam aplausos.
Outro momento especial foi a interpretação da cantora gospel Marcelly Bueno, que mesmo com sua tenra idade, apresentou as canções "Espírito Santo" e "Deus Lutador".