Centro Regional de Especialidade de TB já prestou 4500 atendimentos
O Centro Regional de Especialidades de Telêmaco Borba atua hoje com 10 áreas médicas, que são cardiologia, psiquiatria, dermatologia, reumatologia, oftalmologia, ortopedia, endocrinologia, otorrinolaringologia, neurologia e urologia. No local, há também o atendimento em psicologia, nutrição e fonoaudiologia. Fundado em agosto do 2013, são atendidos os 17 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais.
A coordenadora do Centro de Especialidades explicou que por vezes as pessoas querem consultas com determinados profissionais, mas nem sempre isso é possível. “Até entendo o desejo da pessoa que queira determinado médico, mas distribuímos as consultas conforme a disponibilidade que temos”. Uma das áreas mais procuradas é a de cardiologia. “Hoje é grande a demanda por um dos médicos, mas temos dois no total, e já está tudo certo para um terceiro cardiologista”, disse Elisângela Resende Saldivar.
O Centro Regional de Especialidades oferta, além de consultas, exames de imagens. Ela conta que quando começou seu trabalho, existiam pedidos de exames do ano de 2012, a exemplo de endoscopia, e isso acabou, na época, sobrecarregando de certa forma. Nem oftalmologista existia, “mas esses casos já foram solucionados”, noticia ela. Já foram feitos mais de 4.500 atendimentos pelo local, desde sua inauguração.
Um problema, mas que é crônico em todo Brasil, são as filas. “Nós temos a orientação para cessarmos as filas e por isso estamos trabalhando com a agenda com livre demanda e disponibilidade de horários. Mas mesmo assim é importante frisar que, por exemplo, em dias de consultas já pré-agendadas, pessoas que estão marcadas para as 9 horas, por exemplo, têm chegado ao Centro ás 7 horas! Não há essa necessidade, e essas pessoas podem ficar mais tempo em suas casas”.
O Centro de Especialidade tem marcação de exames laboratoriais todo primeiro dia útil de cada mês. Há uma grande expectativa de mais verbas para o setor, cujo o projeto foi enviado para a Câmara. “Com mais recursos poderemos oferecer mais serviços”, finalizou Elisângela.
Um dado de suma importância é que, em Ponta Grossa, um município maior em todos os sentidos, o centro de especialidades só foi inaugurado há mais de dois meses. Isso mostra que os telêmacoborbenses têm, de certa forma, privilégio de atendimento.
Elisângela Resende Saldivar, que coordena o Centro Regional de Especialidades de TB