Coleta de sangue iniciou ontem e se encerra as 16 horas de hoje
O Hemepar dá continuidade até às 16 horas dessa quarta-feira (25) na Campanha de Doação de Sangue em Telêmaco Borba. Os trabalhos iniciaram-se ontem (24) no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Matriz), aos fundos da Cozinha Paroquial, onde ocorrem os encontros do Grupo Leão de Judá.
De acordo com a assistente social do Hemepar, Eliane Fonte Pukanski (54), na terça-feira (24) foram 64 os candidatos a doção e 58 bolsas coletadas. Ao ser questionada se a população telêmacoborbense coopera em ocasiões como essa, ela disse que sim, e que sempre que existem as campanhas há também uma excelente resposta da comunidade. “As pessoas têm que se conscientizar de que sangue é vida e que muitos outros precisam disso para sobreviver e voltar a ter uma vida normal. Hoje eu posso não necessitar, mas pode não ser sempre assim!”.
Eliane enaltece que o Hemepar obedece a todos os critérios da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde nos procedimentos, ao rememorar os cuidados para preservar a integridade do doador.
Desta vez não foi possível fazer a campanha na sede da Acitel, pois o local passa por obras, “mas só temos que agradecer aos seus diretores, que sempre nutrem grande carinho por essa causa”, expressou a responsável pela coleta. Ela também se diz satisfeita pela inauguração da sede própria do Hemepar em Telêmaco, que poderá acontecer em breve.
Bruna: "Sempre quis (doar) e agora que posso eu faço questão!"
Já pela segunda vez fazendo sua ação em prol da vida, a promotora de atendimento, Bruna Correa (22), avaliou como de suma importância a doação de sangue. “Sempre quis, e agora que posso, faço questão de comparecer!”.
Leia também: