Além das obras da nova Klabin, eles também visitaram a unidade Monte Alegre
Fonte: Klabin
Comitiva da Prefeitura de Tibagi
Autoridades municipais de Ventania e Tibagi, além de moradores de comunidade rural de Ortigueira conheceram o processo de fabricação de celulose e papel e o avanço das obras do Projeto Puma
No último mês, a Klabin recebeu visitas de autoridades e representantes do poder público de Ventania e Tibagi - incluindo secretários, vereadores e os prefeitos de ambos os municípios - além de um grupo de moradores da área rural de Ortigueira. Nas ocasiões, os convidados conheceram a Unidade Monte Alegre e acompanharam as atividades da área florestal da empresa. Além disso, puderam conferir as obras do Projeto Puma, a nova fábrica de Ortigueira. Todas as visitas foram guiadas por técnicos e gestores da Klabin, e são uma forma de manter a tradição da empresa em se relacionar com a comunidade em que está inserida.
Na unidade de Monte Alegre, os grupos aprenderam como funciona a linha de produção de celulose, desde o preparo da madeira até a fabricação de papel. Já na área florestal, os representantes dos municípios visitaram o viveiro de mudas, a área de pesquisa florestal e também a colheita mecanizada da floresta plantada.
Visita ao Projeto Puma
As visitas dos três grupos ocorreram em dias distintos, mas todas incluíram a ida ao canteiro de obras do Projeto Puma. Com capacidade para produzir, inicialmente, 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra curta, longa e fluff (utilizada em fraldas descartáveis e absorventes) por ano, o empreendimento é o maior da iniciativa privada na história do Paraná. O investimento total será de R$ 5,8 bilhões, excluindo impostos, ativos florestais e melhorias em infraestrutura, e irá beneficiar a economia de toda a região dos Campos Gerais. A previsão é que a fábrica entre em operação no primeiro trimestre de 2016.
Tibagi e Ventania estão entre os 12 municípios que serão beneficiados com o ICMS incremental gerado pela futura fábrica da Klabin. Ortigueira ficará com 50% desse imposto e os 50% restantes serão divididos proporcionalmente entre Cândido de Abreu, Congonhinhas, Curiúva, Imbaú, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. A divisão será baseada em critérios como a população e o índice de desenvolvimento social de cada município.
Além de agradecer o convite da Klabin para conhecer de perto as atividades da empresa, a prefeita de Tibagi, Angela Mercer de Mello, disse ter ficado surpresa com a estrutura e comprometimento da companhia. “O local onde estão em andamento as obras do Projeto Puma é impressionante. Isso demonstra o reconhecimento da empresa para com o rico potencial desta região, que irá beneficiar muitos municípios próximos, inclusive Tibagi”. A prefeita ainda afirmou que o que mais chamou a atenção durante a visita, além da magnitude da estrutura física visitada, foi a preocupação que a Klabin demonstra com seu crescimento sustentável, e o comprometimento integral com o desenvolvimento da comunidade em suas áreas de abrangência.
Para o prefeito de Ventania, José Luiz Bitencourt, a visita foi muito importante, já que o grupo de visitantes não havia tido, até então, a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma fábrica do porte da Klabin. “Tínhamos somente um vago conhecimento do processo de fabricação de celulose e, na oportunidade, recebemos excelentes esclarecimentos sobre o funcionamento da fábrica”, ressaltou após a visita à Unidade Monte Alegre. Sobre o canteiro de obras, o prefeito destacou a importância da nova fábrica para o desenvolvimento regional. “O Projeto Puma é grandioso, muito importante para o desenvolvimento da região dos Campos Gerais e também, em particular, para o nosso município. Ficamos gratos e certos de firmarmos parcerias para somarmos esforços e cada vez mais desenvolvermos Ventania”.
Ventania foi outra prefeitura a visitar as obras do Projeto Puma